quarta-feira, 27 de maio de 2009

visto americano.. OK!

ola pessoal,

hoje fui ao consulado americano tirar meu visto de turista. o motivo? economizar um pouquinho mais na passagem de ida para montreal. 

ha aqueles que digam que a economia nao vale a pena. que eh acumular dor de cabeca passar por outro pais antes de chegar ao destino final. enfim, milhoes de motivos.

se a diferenca de valores fosse realmente pequena, eu nem pensaria 2x. iria direto pro canada sem nem pestanejar. mas o fato eh que ir para montreal fazendo escala em miami (EUA) reflete numa grande economia. pra ser mais exato, cerca de R$ 1.000,00. ah.. voce tambem repensou ne? kkkkkkkkkkk pois eh, eh uma economia que me faz pensar mesmo em que decisao tomar antes de comprar a passagem. mas eu vou parar de falar da minha escolha de trajeto aereo e voltar ao tema central do post: o visto americano.

bom, acredito que na grande maioria das vezes, todo imigrante acaba decidindo por passar pelos EUA por dois motivos: (1) aproveitar que tem a possibilidade de parar nos EUA e ficar uns dias passeando por la pra conhecer; ou (2) aproveitar que a tarifa aerea eh mais barata mesmo.

bom, pensando em ampliar meu leque de opcoes, fui pesquisar pra saber se valia a pena tirar o visto americano (pra saber se a economia nao era apenas virtual). o fato eh que nao eh. os custos pra tirar o visto americano eh relativamente baixo. o visto de turismo (B-2) me custou R$ 313,10. como eu optei por tirar o visto de negocios (B-1) tambem, foi adicionado o valor de R$ 126,00. ou seja, gastei R$ 439,10 pra tirar os dois vistos. se for comparar com o valor da passagem direto pro canada, ainda economizei cerca de R$ 500,00 sem contar o plus de ter o visto americano que me permite a possibilidade de "dar uma voltinha" por la quando tiver tempo.

o processo pra tirar o visto americano foi bem tranquilo. voce precisa:
1. ir no site do consulado americano (http://www.visto-eua.com.br/)
2. informar sua intencao de tirar o visto
3. pagar o ticket pra marcar a entrevista
4. validar o ticket no site do consulado
5. preencher o formulario online (DS-156)
6. marcar a data e hora da entrevista (o site informa a disponibilidade)
7. baixar e preencher o formulario DS-157
8. tirar uma foto 5x5 com fundo branco e o rosto preenchendo a maior parte da foto
9. reunir toda a documentacao necessaria que comprove o que voce disse nos formularios e que indiquem que voce NAO tem intencao de ficar nos EUA

feito isso. arrumei minha pasta de forma bastante similar a que fiz pra entrevista de quebec, e fui pro consulado americano. pelo que percebi, o horario de agendamento eh puramente ilusorio. ele so define a sua prioridade na fila. por exemplo, se o seu agendamento foi feito pras 9h, voce vai ficar na frente de todos aqueles que estao agendados para as 10h. mas nao se iluda, dificilmente voce sera atendido no horario marcado pois a fila eh enooooooorme (pelo menos aqui em recife).

apesar da demora (minha entrevista acabou acontecendo somente as 12h), foi tudo muito tranquilo e com pouca burocracia. no guiche da entrevista o agente so conferiu se os dados que eu havia mencionado no formulario estavam de acordo com a realidade (trabalho, estudo, datas, etc). acho que como ele viu que o meu visto de imigrante canadense ja tava colado (todo bonitao) no meu passaporte, ele nao foi muito caxias e o visto saiu sem muito stress.

final das contas.. eu la todo feliz novamente por ter concluido mais uma etapa :)

agora eh procurar saber com quem ja esta la (em montreal) se os agentes de imigracao dos EUA sao muito implicantes com quem esta so de passagem (leia-se conexao) pra saber que trajeto escolher pra passagem.

depois comento com voces qual foi a minha decisao final e o resultado da enquete com os amigos que ja estao por la. e se voce ja esta no canada, por favor nao deixe de contribuir comentando a sua experiencia no guiche de imigracao dos EUA. foi tranquilo? burocratico? traumatico? stressante? normal como em qualquer outro lugar?

enfim, deixe o seu recado ;)

abracos.

3 comentários:

  1. Ai, concordo com vc.... eu tô indo pra europa e tb vi essa diferença... pra vc ter noção, um vôo com uma escala na alemanha (e só na volta) sai por 1000 a menos que o direto... e só vou perder 2 horas de viagem....

    tb tô tirando o visto amaericano pq se tiver uma mega promoção vou pra europa pelos states hahahahaha


    até passagem pelo canadá eu vi.. por 800 dólares... muito em conta...

    taty

    ResponderExcluir
  2. Olá PJ, tb receberei o visto de RP do Quebec, e achei muito interessante sua idéia de ir p/o Cd via EUA, além de poder visitar o país depois que mudar pro Cd, pretendo tirar o visto B1/B2. Porém estava analisando os formulários, e há campos que ele pede "Em que endereço ficará nos EUA?; Quanto tempo ficará lá? Onde irá visitar?" essas coisas para te rastrear... Minha pergunta é, será que posso deixar esses campos em branco, não sei se vc tb deixou, pois a princípio irei somente fazer conexão pelo EUA e mais pra frente visitar o país, digo isto pois como não tenho esses dados ainda, será que eles implicam ou podem negar o visto por não fornecer os mesmos?

    rs, não sei se vc conseguiu me compreender, se puder me retornar....

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. olá,
    você é obrigado a preencher todos os campos. eu não lembro se tem um manualzinho ensinando como preencher esses campos. infelizmente não tenho como ver os formulários que preenchi :( mas é tranquilo po. a minha dica é que você não deixe de preencher nada. em que endereço ficará nos EUA, vc pode pode escrever que vai permanecer no aeroporto, pois fará somente uma conexão. quanto tempo ficará? coloque a quantidade de horas exatas entre a sua chegada e o vôo de sua conexão. dica: imprima e leve o intinerário da passagem que você está fechando com a agência de turismo (claro, que você não vai comprar a passagem antes de te darem o visto). esse intinerário é a prova que você pretende ficar por lá pelo período especificado.
    onde irá visitar? repita que sua passagem pelos EUA é apenas como conexão entre vôos e especifique a quantidade de horas.
    apesar de dar todas essas informações, não há nenhuma garantia que eles te darão o visto. isso depende muito do julgamento do entrevistador. no meu caso foi tranquilo. já ouvi casos de pessoas que foram rejeitados (não sei o motivo). o fato é que você deve ir para a entrevista no consulado munido de toda a documentação necessária para provar que o seu intuito é de apenas fazer a conexão nos EUA, mas que você não tem interesse em ficar por lá. no meu caso, eu levei uma boa parte da documentação que levei para entrevista de imigração. essa seria a prova que eu tinha para mostrar que eu estava imigrando para o canadá e que eu tinha planos de criar raízes lá e que meu interesse em ficar nos EUA era nenhum.
    e quanto a sua pergunta sobre se ele pode negar o seu visto.. SIM ele pode. se você preenchendo toda a papelada direitinho ele as vezes nega o visto, imagine sem preencher?!
    meu conselho é que antes de dar entrada no pedido do visto, 1. organize tudo que você tem que organizar. 2. organize seu plano de viagem. 3. vá até uma agência de turismo e faça uma cotação da viagem que você pretende fazer (com data, dia, hora e local que você vai sair e pousar). 4. pesquise e entenda como funciona o visto americano, quais os vistos que existem, que documentos são necessários, etc etc etc. 5. só depois de ter tudo isso em mãos dê entrada no pedido do visto.
    eu fiz isso e deu certo :)
    sucesso ai no seu processo e espero que você também consiga :D

    ResponderExcluir