quarta-feira, 6 de maio de 2009

.. e ja foi embora!

dando continuidade ao post de ontem..

hoje eu ja me organizei, paguei os CAN$ 490,00 (R$ 900,00) e enviei o passaporte pro consulado geral do canada em sao paulo. pra variar, enviei pelo primo pobre do sedex, ou seja, carta registrada. com isso eu poupei na faixa de uns R$ 35,00 para a minha poupanca :) parece pouco, mas somando as outras cartas que eu precisei enviar pra la.. ja vai em R$ 105 de economia :D

bom, como meu post de ontem foi bem rapidinho, nesse eu vou comentar um pouco mais sobre essa etapa do processo e do que achei dela. vamos la..

depois de enviados os exames medicos, fiquei no aguardo do pedido do passaporte. nessa etapa nos nao podemos fazer nada para adiantar, pois nos nao precisamos enviar mais nenhuma papelada (a nao ser que dê algo errado com os exames). nao precisa tirar/enviar foto, nao precisa imprimir ficha, planilha, enfim, nada. entao, so me restou aguardar a chegada da carta pra ver o que ela dizia e enviar o passaporte.

diferente do que li em outros blogs, achei a carta bastante clara e organizada. o detalhe que eu nao sabia eh que ela so vem escrita em frances (sem traducao pra portugues, como nas anteriores). a carta descreve basicamente as convencionais félicitations e pede para que o requerente principal envie o passaporte dele e de todos aqueles que irao acompanha-lo na imigracao. para isso, a carta indica claramente o passo-a-passo do que deve ser feito, que sao:
  1. colar a etiqueta (que veio com a carta de solicitacao) na parte inferior do passaporte (ver foto). (pra nao ter errada, eles colocaram uma foto indicando o local correto).
  2. depositar o valor de CAN$ 490,00 na conta do consulado geral do canada. ATENCAO, a conta deixou de ser no itau. agora todos os valores devem ser pagos no HSBC. para saber o valor em reais, deve-se ligar para o consulado e escutar a gravacao. para evitar depositos de valores errados, recomenda-se ligar para o consulado no dia em que for realizar o pagamento.
  3. anexar o comprovante ORIGINAL do deposito junto com o passaporte e a carta que veio na solicitacao do passaporte. ou seja, tudo o que veio no envelope de solicitacao do passaporte vai voltar pra la.
resumindo, deve-se enviar: passaporte com etiqueta + comprovante de deposito + carta de solicitacao do passaporte.

outras informacoes relevantes que a carta menciona eh:
  • data limite para chegada em Québec - em torno de 1 ano a partir do dia em que fez o exames.
  • data limite para realizacao do deposito e envio do(s) passaporte(s) - 30 dias. caso voce ultrapasse esse periodo eles mencionam que 'estarao impossibilitados de finalizar seu processo de imigracao e entao de emitir seu visto de imigrante'.
  • o visto de residente permanente tem a mesma validade dos exames medicos, ou seja, 12 meses a partir da data da emissao do primeiro exame medico enviado.
  • mudancas de estado civil ou expiracao da validade do atual passaporte deverao ser notificados antes da emissao do visto.
  • nao saia do seu atual emprego, etc etc etc (aquelas coisas que eles sempre avisam nas cartas anteriores).
a dica que deixo aqui é: antes de enviar o comprovante e a carta, tirem copias e as guardem junto a sua documentacao. dessa forma, caso aconteca qualquer problema, voce tem como reenvia-los ao consulado evitando maiores transtornos. mas para conforta-los, ainda nao soube de nenhum caso em que o passaporte e o restante da documentacao nao chegou ao devido destino. ou seja, soh alegria pra meu povo!

por enquanto eh isso pessoal. vou torcer para que eles emitam rapidamente o meu visto canadense, pois ja tenho uma entrevista agendada no consulado americano para pegar visto de turismo. a finalidade? economizar uma quantia consideravel nas passagens aereas fazendo escala nos EUA ;) mas isso eh assunto para um outro post.

abracos a todos.

Um comentário:

  1. muito legal.... parabéns meeeeesmo.... por falar em dias... sempre q eu mando alguma coisa pelo correio eu declaro o que tem e coloco seguro.. desta forma, vai tipo uma "cartinha" anexada.. se alguem resolver roubar o seu pacote, além de ter o money, o cara do correio se ferra, pois eles são super rígidos com mercadorias que vem com discriminadas.....

    ResponderExcluir