domingo, 10 de maio de 2009

Brasileiros poderão fazer saque do FGTS no exterior

ola pessoal,

li essa noticia e a achei interessantissima. a noticia tem como publico-alvo pessoas que atuam fora do brasil a pelo menos três anos, o que eh o caso de imigrantes de longas datas. 

em todo caso, a noticia eh de interesse de TODOS os imigrantes visto que um dia chegaremos ao patamar de 3 anos fora e ai poderemos resgatar o valor acumulado no FGTS.

segue abaixo a noticia na integra.

Brasileiros poderão fazer saque do FGTS no exterior para reduzir impacto da crise

RIO - Diante das dificuldades enfrentadas por brasileiros no exterior por causa da crise, o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou na semana passada o saque do FGTS para esses trabalhadores. O saque do FGTS no exterior será permitido a todos os que tiverem conta inativa há mais de três anos, independentemente do tempo que estiverem morando fora do país. A medida vale ainda tanto para quem está voltando ao Brasil quanto por quem permanecer fora.

Com isso, quem trabalhou no Brasil, mas não sacou seu FGTS poderá receber esses recursos no exterior, o que deve ajudar a amenizar as dificuldades enfrentadas por brasileiros que moram no exterior, fortemente afetados pela crise econômica mundial.

A Caixa Econômica Federal terá uma linha de telefone específica para atender as solicitações dos brasileiros no exterior sobre o FGTS.

Além da permissão de saque do FGTS no exterior, foram aprovadas ainda a implantação da Casa do Trabalhador no Japão ainda no segundo semestre de 2009, o controle do trabalho das agências de recrutamento de mão-de-obra brasileira para o exterior e a criação de cursos de qualificação específicos para quem está voltando do exterior.

A ideia principal é beneficiar os dekasseguis - brasileiros descendentes de japoneses - que enfrentam a crise no Japão, mas vai favorecer imigrantes também em outros países.

Na Espanha, quase 200 brasileiros aderiram ao incentivo do governo para que imigrantes retornem a seus países, que permite a antecipação do seguro-desemprego.

Reportagem publicada recentemente pelo Globo mostra dados da Polícia Federal que confirmam que, pela primeira vez em anos, o número de brasileiros que chegam à terra natal supera o registro de saídas. De novembro de 2007 a março de 2008, 78,61% dos registros eram referentes às saídas de brasileiros, e 21,39% correspondiam às chegadas. Mas, de novembro de 2008 a março de 2009, 51,26% dos registros foram de entradas, e as saídas caíram para 48,67%.


abracos.

Um comentário:

  1. Olá!
    pretendo ir no fim de agosto! estou aguardando meu passaporte pra decidir a data...
    ´bonne chance!

    ResponderExcluir