quinta-feira, 14 de maio de 2009

Resumo do meu processo de imigracao

ola pessoal,

apos a otima sensacao de ter recebido o visto.. resolvi redigir um post para fazer o fechamento dessa primeira etapa.

conforme voces podem visualizar no menu ao lado, enviei meus documentos da etapa provincial no dia 06/05/2008. de la pra ca posso dizer que tive muitos dias de alegria, de euforia (com a chegada das famosas cartas do consulado), de preparacao (nas diversas aulas de frances e horas a conectado pesquisando) e de angustia (com a espera de novos contatos do consulado).


diferente do que muitos de voces possam pensar, a minha decisao de imigrar nao foi uma atitude tomada ao calor da emocao, nem muito menos pelas diversas promessas e propagandas que acompanhamos nos jornais e blogs que falam sobre o processo de imigracao. as minhas pesquisas sobre o processo de imigracao comecaram no final de 2005, quando tive as primeiras conversas com uma amiga minha no curso de frances da alianca. nessa epoca, ela relatava a experiencia do irmao dela que tinha acabado de chegar em montreal. dai em diante, foi que comecei a pesquisar e me interessar pelo processo de imigracao. pouco depois, no inicio de 2006, me inscrevi para assistir a uma palestra onde o consulado canadense apresentava o que, pra quem e como funcionava o processo de imigracao.

dai pra frente, nas minhas pesquisas, comecei a encontrar diversos blogs que falavam muito sobre o processo de imigracao. cada autor relatando a experiencia do seu processo e como cada etapa se desenrolava, assim como eu faco agora ;) dai a passar a me corresponder com alguns deles foi um pulo. num desses posts, verifiquei que essa "turma" se reunia frequentemente para discutir seus status no processo de imigracao. nesses encontros se aprende um bocado. como cada um vem com um background diferente, temos contato com diversas dicas num curto espaco de tempo. entao a dica que dou eh levar caneta e papel, e estar preparado pra anotar muita coisa (principalmente se voce esta comecando agora o seu processo).

dois anos depois eu ja tinha certeza que a oportunidade era perfeita para mim. afinal de contas, eu ja tinha maturado bem a ideia e conhecia cada etapa do processo de imigracao. entao, em seguida, foi so planejar os custos do processo, pegar o dinheiro que eu ja vinha juntando e me organizar para poupar o dinheiro necessario para viajar com uma quantia que me desse um certo conforto para encarar o desafio com uma certa tranquilidade.

dai pra frente acredito que voces ja conhecam os passos e angustias que todo candidato a imigrante passa. acreditem, nao importa o quanto voce pesquisou ate agora, eh so quando voce entra que processo que a angustia relatada em tantos blogs comeca. soh ai eh que voce consegue entende melhor o que se passa na cabeca de cada um e porque essa espera eh tao angustiante.

segue abaixo o resumo do meu time line.



se voce gostou da apresentacao do timeline, voce pode fazer o mesmo no site http://www.blur.com.br/blog/timelines/. eh gratis. o legal dele eh que voce acompanha o timeline de varios outros usuarios e isso ajuda um bocado a saber se o seu esta dentro do tempo medio previsto ou nao.

acho que a parte mais angustiante do processo eh realmente a parte provincial. isso porque eh a parte que demora mais no processo. voce nao tem tanto contato com o consulado e tem a visao de que o processo nao anda. apesar disso, tenha certeza que ele anda (e muito rapido por sinal).

as dicas que deixo aqui pra voces sao:
  • entenda bem o processo de imigracao antes de enviar a sua documentacao. nao se candidate ao processo sem ter certeza de que eh isso mesmo que voce quer. afinal de contas, o investimento eh alto tanto financeiramente como em tempo, pois voce realmente precisa dedicar um tempinho em sua rotina para pesquisar sobre a imigracao
  • confira 2.. 3.. 4.. 5 vezes, se for necessário, antes de enviar qualquer documento para o consulado. alem disso, tenha certeza que voce preencheu todos os campos corretamente. isso assegurara que sua documentacao nao seja devolvida pelo consulado, fazendo que o seu processo demore ainda mais. lembre-se voce eh somente um dentre os tantos outros candidatos.
  • se familiarize bem com o verbo attendre. as primeiras etapas do processo sao bem demoradas, portanto saiba esperar pacientemente. creia, um dia o consulado ha de responder confirmando que sua documentacao chegou e esta em fase de processamento
  • leia, converse, entre em contato e faca amigos que compartilhem do mesmo interesse que o seu. essa eh uma boa maneira de voce se manter atualizado e de se manter um pouco mais calmo. afinal de contas, voce nao eh o unico a "sofrer" com a espera. o seu amigo tambem esta no mesmo barco. alem disso, essa eh uma boa forma de voce antecipar os preparativos para a proxima etapa do processo.
bom, eh isso pessoal.
nao levem em consideracao as palavras fortes do meu texto, principalmente aquelas entre aspas. elas sao so uma forma de enfatizar o texto, ou seja, uma alusao em linguagem coloquial do que tantos outros candidatos a imigrantes relatam. NADA QUE DEVA SER LEVADO AO PE DA LETRA.

no mais, espero ter ajudado os novos candidatos com esse relato de experiencia ;) espero que seja bastante proveitoso.

abracos e ate a proxima.

2 comentários:

  1. Oi Pedro! Muito legal esse post sobre como foi o processo. É engraçado que conheci várias pessoas que primeiro foram estudar francês para depois ir assistar a palestra. Eu preferi primeiro assistir a palestra, para depois me inscrever no processo de imigração, pois queria ter certeza que me qualificava para o processo.

    Eu embarco no dia 02/08, estou contando os dias para chegar em Montreal.

    Por falar em bazar, o meu andou bem parado por um tempo. Mas eu resolvi fazer uma "queima de estoque" e baixei os preços e com isso surgiram vários interessadoas, nem estou acreditando!

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. pois é... acho que (claro que não é só isso) mas a sua vitória no novo país é proporcional a sua preparação para tal....

    beijocas e mais uma vez... boa sorte...
    Taty

    ResponderExcluir