segunda-feira, 31 de agosto de 2009

aluguei meu ap \o/

e aê galera!


hoje estou muito feliz, pois aluguei meu primeiro apartamento. uuuuuhhhhhhuuuuuuuuuu! é isso aí! posso dizer que a busca não foi muito fácil. por quê? vou explicar. aqui em montreal existe um costume de todo mundo se mudar dia 1 de julho. é como se fosse o dia nacional da mudança. eles aproveitam um feriado que tem aqui e, claro, o verão pra fazerem as mudanças. ainda não tive a oportunidade de ver como é mas acredito que seja uma zona. imaginem só, uma tuia de gente indo de lá pra cá com caminhões cheios de coisa. muita gente na rua. vixi maria. só de pensar que ano que vem vou passar por tudo isso já me dá uma agonia. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas enfim, se a regra é essa tenho que dançar conforme manda a música.

mas voltando a minha história.. como eu cheguei em montreal no final de agosto (dia 22), o que tinha de bom pra ser alugado já foi. restou os aps meia-boca pro compadre aqui. então, foi uma lenga-lenga danada pra achar um lugar interessante pra morar. e o agravante é que como eu não vim nadando em dinheiro, precisava alugar um ap mobiliado e com tudo incluso. e quando eu digo mobiliado meu amigo é mobiliado meeeeesmo. com cama, mesa, cadeiras, fogão, geladeira, microondas, guarda-roupas, panela, tv, a p**** toda. então vocês já devem imaginar a minha preocupação pra conseguir isso né?

o fato é que eu consegui! tava muito angustiado esses dias porque eu vi aps e aps. alguns eram legais mas não cabiam no meu bolso. outros eram de dar vontade de voltar pra recife no outro dia. mas enfim, encontrei meu lugarzinho. e diferentemente dos que eu havia encontrado em recife (pela internet), esse está muito bem obrigado. dá pra viver pelo primeiro ano tranquilo, sem parecer que estou participando do NO LIMITE. ou seja, alegria meu povo!

vocês estão curiosos pra ver o ap? kkkkkkkk não tive a coragem de pedir pro proprietário para tirar fotos quando estive visitando, mas peguei as fotos do anuncio dele na internet. como vocês podem ver.. tô bem na fita não tô não?


massa! então agora vamos a parte técnica da coisa e que interessa aos candidatos a imigração. para se alugar um ap aqui no québec é necessário preencher o que eles chamam de bail. o bail é um contrato padrão instituído pelo governo do québec para estipular as regras e as condições que o imóvel será alugado (entre dono e inquilino). cada "alugador"tem o direito que colocar as regras que quiser, desde que essas tenham sido explicadas antecipadamente e que devem constar no bail. essas regras incluem: regras do condomínio em geral, o que tem dentro (incluso) no ap, se pode ter gato ou não, se pode ter acesso a áreas restritas do prédio, etc etc etc. além disso, no bail deve constar a data de início e fim do coontrato, bem como, o preço mensal e total do contrato de locação. no meu caso específico (com outras pessoas pode ter sido diferente), o proprietário pediu que eu preenchesse um formulário feito por ele com várias questões (nome, referências, último endereço, último empregador, etc, e também pediu que eu comprovasse que tinha o dinheiro para pagar alguns meses (dei o extrato do meu VTM) do aluguel. pelo menos os 3 primeiros (isso porque eu estava desempregado). enfim, entreguei tudo a ele hoje pela manhã pra que fosse possível ele fazer as pesquisas de crédito dele e deu tudo certo. no final da tarde ele me ligou perguntando quando eu gostaria de ir assinar o bendito bail. agoniado do jeito que sou, algumas horas depois eu já estava na casa dele assinando o contrato. o contrato é facinho se encontrar por aqui. vende em toda esquina. como o proprietário não tinham um em casa, eu comprei o meu bail numa farmácia em frente ao prédio (digaí que resenha!).

pois é isso pessoal. estou felizão! como ainda tem uma pessoa morando lá no apzinho, preciso esperar até 1 de outubro para me mudar. isso foi bom porque me deu tranquilidade e tempo para me preparar bem para as entrevistas de emprego que estão por vir e também para fazer a mudança (das malas). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk por enquanto, vou continuar dando trabalho ao povo aqui da casa de jorge ;)

FATOS INUSITADOS - O RETORNO
eu já tinha ido lá ver o ap 2x antes de resolver locá-lo. então eu já conhecia mais ou menos o locador. o cara era tranquilão, gente boa e tal. mas dessa vez ele veio com uma surpresa pra gente (eu, jorge e tiago - o cunhado e vizinho de jorge). assim que entramos no ap dele pra assinar a papelada, ele estava com uma 'visita' em casa. entramos todos e apertamos a mão do cara. foi aí que ele apresentou o camarada como o 'copain' dele. para aqueles que não estão muito acostumados com o francês, copain quer dizer 'companheiro', vulgo: namorado. nesse momento ficamos todos tranquilos, na nossa mas claro que depois rolou o maior comentário :) do tipo: 'aí tu entendeu como ele apresentou o amigo dele né? kkkkkkkk'. engraçado pois não haviamos notado de jeito nenhum. e mais engraçado ainda foi a naturalidade que ele apresentou o copain dele. para os que não sabem, o casamento e adoção de crianças entre casais homesexuais é permitido aqui no québec e visto com naturalidade.

para aqueles que quiserem saber mais sobre apartamentos a alugar no québec, abaixo listo alguns links interessantes:

saudades e abraços a todos

6 comentários:

  1. PARA TUDO.... que show seu ap.... onde fica??? perto do metro? desculpa mas foi quanto? (pelo menos a faixa de preço).... meu.... show.. agora, só um detalhe... não tem geladeira? só frigo?

    beijos e parabéns.. o ap é tchuco (deve ter sido decorado por um cara bem sensível hua hua hua)

    ResponderExcluir
  2. Super legal o apê!!!!!!!!!!!

    Mas olha só hahaha aí em Québec, COPAIN = AMIGO hahah não é companheiro amoroso não heheheh assim como na sua forma feminina (copine) hehe geralmente pra nomorado eles falam "chum" mon chum

    hehehehe então, n estranhe, vc vai ouvir muito isso copain, copine hehe mas é amigo mesmo hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oooow que fófis!! Amei! Quero achar um desses pra mim hehehe

    Bisous chéri!

    ResponderExcluir
  4. lindo mesmo o ap viu? adorei!!!!! em breve vou fazer uma visitinha! =D

    ResponderExcluir
  5. Pedro,

    O seu apê é mesmo muito lindinho... Ele é "filho único", tem mais no seu prédio? Localização? Por favor, me passe as coordenadas, você estaria me ajudando muuuuito... hehehe (ellen_etg@yahoo.com).

    ResponderExcluir
  6. vamos lá galera!
    o ap da foto não é filho único. ele tem um irmãozinho do outro lado do corredor :)
    quem quiser o endereço é só pedir por email. o código postal é o H2K1G8.
    no outro lado da rua tem dois pontos de onibus (24 e 185) e no mesmo quarteirao ainda tem outro ponto (85). fica de 7 a 10 minutos da estação prefontaine (verde) andando.
    na frente de casa tem uma pizza hut e uma subway e a um quarteirao tem um supermercado provigo. na esquina ao lado tem uma loja de conveniencia (no posto). ou seja, uma mao na roda para quem esta chegando. muito bem localizado mesmo!
    se precisarem do contato é só falar.

    ResponderExcluir