sexta-feira, 7 de agosto de 2009

cartao de vacinacao.. Ok!

ola pessoal,

desculpem o desaparecimento. é que esses últimos dias eu resolvi mudar a forma como estava resolvendo as coisas antes da viagem. eu sou bastante focado em objetivos, então pra mim parece que as coisas só funcionam e saem do papel quando eu descrevo o que eu preciso resolver naquele dia. então, logo na segunda eu fiz o meu 'cronograma' de atividades pré-viagem e até agora a coisa melhorou 200%. todo dia eu resolvo coisas e estou vendo acontecer de verdade. então fica a dica pra vocês: coloquem no papel que a coisa sai. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas enfim, voltando ao tema do título..

dentre as atividades de hoje estava a de atualizar a minha carteira de vacinação. para isso, segunda e terça eu fui me informar sobre que vacinas eu DEVO tomar obrigatoriamente e quais eu poderia tomar como reforço (das que eu tomei quando era criança). para isso, consultei o site da american airlines e verifiquei que dentre o checklist deles tinha um link para o site da anvisa, e nesse site eu informava o meu intinerário e ele listava que vacinas eu precisava tomar. para a felicidade geral dos leitores desse blog, nem o canadá nem os estados unidos obrigam brasileiros a tomar nenhuma vacina. porém é sempre bom estar com a carteira nacional de vacinação em dia e também com a carteira internacional de vacinação constando que a vacina de febre amarela está dentro do prazo, para o caso de você querer fazer alguma viagem e o país de destino cobrar. vai saber.
ATENÇÃO: RECOMENDA-SE QUE A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA DEVA SER TOMADA PELO MENOS 10 DIAS ANTES DA VIAGEM.
continuando a minha saga..
sabendo disso, liguei pra anvisa para saber como tirar a carteira internacional de vacinação e onde eu poderia tomar a vacina. eles me indicaram um posto de saúde pública aqui perto de casa. lá eu poderia tomar entre outras, a vacina de febre amarela.

no outro dia, fui ao médico me consultar e para montar a minha farmacinha pessoal e o mesmo me indicou (e prescreveu) tomar todos os reforços. as vacinas foram as seguintes:
  • Febre Amarela
  • Influenza (gripe)
  • Tríplice Viral (MMR)
  • Hepatite B
  • Anatox Tetânica ou dTpa
  • Varicela
para facilitar as coisas, coloquei em verde todas as vacinas disponíveis em postos de saúde públicos e em vermelho as vacinas que só se encontra em postos de saúde privados.
DICA: alguns postos de saúde privados aceitam convênio, então não deixem de ligar para os seus planos de saúde e se informar antes de tomar as vacinas necessárias, pois as vacinas são bem carinhas.
dessas, a única que eu não precisei tomar foi a de varicela, pois como eu já tive catapora, não andiantaria mais de nada.

meu médico disse que seria um martírio tomar todas as vacinas num dia só, mas eu nem achei tanto assim. tomei todas as 5 vacinas hoje. algumas (dTpa e febre amarela) doem mais que outras (esquentam pra caramba quando injetadas), mas nada para se ter medo nem fazer alarde. como eu foram muitas vacinas, as enfermeiras preferiram espalhar as espetadas. resumo: 1 vacina no braço direito, 2 no braço esquerdo e 1 vacina em cada perna. kkkkkkkkkkk

agora sim posso dizer que em termos de doenças estou 'protegido'. mas por via das dúvidas, vou me alimentar muito bem para não precisar comprovar a eficácia. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

pra fechar o tópico, segue abaixo as informações necessárias para emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).
  • Caso tenha realizado a vacinação em unidade de vacinação da rede municipal ou estadual, a apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
  • Caso tenha realizado a vacinação em serviço privado, é preciso ainda que o mesmo se encontre credenciado junto a Anvisa;
  • Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
  • A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade;
  • Apresentação da Certidão de Nascimento é aceita para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses).
  • A emissão do CIVP pela autoridade sanitária estará condicionada a assinatura do viajante no ato, sendo imprescindível sua presença.

segue abaixo alguns links interessantes e telefones que podem auxiliá-los a se informar sobre a questão da vacinação pré-viagem.
bom pessoal, é isso. espero que vocês tenham gostado.
se tiverem alguma dúvida, por favor comentem que eu responderei.

os posts sobre as especificações das malas na american airlines e sobre os demais itens do checklist que estou concluindo tão na pilha de atividades. vai sair :) agora deixa eu ir lá que meu braço tá doendo um pouco.

abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário