sexta-feira, 28 de agosto de 2009

primeiras impressões do canada e adaptação (1 semana)

ola pessoal,

primeiramente gostaria de agradecer muito aos amigos e familiares que foram em casa ou no aeroporto me dar um último abraço antes da viagem. vocês foram simplesmente demais! gostei muito e podem ter certeza que a presença de cada um de vocês foi importante pra mim. valeu meeeesmo! deixando a babação de lado, vamos as primeiras impressões desse lugar chamado Montréal.

as coisas por aqui vão bem. estou gostando muito de morar aqui. é frio mas é muito bom. tudo é limpinho, bonito, o povo é educado (dá até gosto de ver) e as coisas parecem funcionar bem. o sistema de transporte público mesmo.. putz! muito massa. os ônibus chegam na horinha marcada e o famoso sistema de mêtro de Montréal é exemplar. passa mêtro de 5 em 5 minutos (to chutando, mas é muito rapido mesmo entre um e outro). o engraçado é que mesmo sabendo que o tempo entre um e outro é rápido ainda vejo gente correndo quase voando pelas escadas pra pegar o mêtro. ou seja, é o mesmo desespero de pegar ônibus e mêtro em Recife. a diferença é que aqui o povo espera quem ta dentro sair pra poder entrar. coisa que em Recife parece ser todo mundo contra.

a única coisa ruim daqui são o frio e a saudade da família e dos amigos. é complicado, eu sei. mas o povo aqui da casa que estou morando está me ajudando muito. sempre que podem eles vão resolver as coisas comigo e também sempre me dão apoio tipo família sabe? e isso está me ajudando muito. está sendo importante também porque de certa forma eu me sinto acolhido e bem quisto em 'casa'. então aí vai o meu agradecimento aos amigos Jorge, Juliana, Natália e Tiago (com ou sem h's). vocês estão sendo a minha família em Montréal :)

bom, nessa primeira semana eu tirei os documentos que todo imigrante precisa tirar, abri conta no banco RBC (por recomendação) e procurei apartamento pra morar. aproveitei os horários vagos pra dar uma ajeitada no meu curriculo (fazendo versões em inglês e francês) pra enviar para algumas empresas e para um amigo que disse que me recomendaria para uma vaga na empresa em que trabalha. cruzem os dedos e vamos ver no que da :D.

para que vocês que estão no processo de imigração não cometam o mesmo erro que eu cometi aqui, NÃO MANDEM o mesmo currículo para diferentes vagas. aqui o povo é meio cricri e parece ser uma prática preparar o currículo para uma vaga específica. ou seja, o ideal é fazer um currículo para cada vaga, SE e SOMENTE SE essa vaga realmente se encaixar com o seu perfil (90 ou 95% de semelhança também rola). enfim, no aproveite as brechas do currículo para descrever suas qualidades e experiencias profissionais, e SEMPRE lembre-se de colocar as palavras-chave que aparecem no anúncio entre suas experiencias profissionais. NAO estou dizendo pra mentir. NAO FACA isso nunca! estou apenas recomendando que SE você se qualificar para a vaga RESSALTE as palavras-chave do anuncio no currículo. isso vai te ajudar a passar pela triagem feita pelo pessoal do RH da empresa em que você está aplicando.

outra coisa interessante é que aqui as temperaturas variam muuuuito de um dia pro outro. para vocês terem noção, quando cheguei aqui a temperatura tava muito quente. tava até mais quente que em Recife (sem exagero). em Montréal tava fazendo 33 graus fora de casa. dentro dava uns 36. porém, nesses últimos dias a temperatura já baixou mais e deu uma 'tregua'. hoje pela manhã fez 9 graus (9h) e a tarde subiu pra 19 graus (16h) :P digai que variação! kkkkkkkkkkkkkk abaixo eu colei a previsão para os próximos dias.


e a tendência é que daqui pra frente a temperatura vá baixando pouco a pouco, pois estamos no final do verão, já nos preparando para o outono. ou seja, frio frio e mais friiiiiiiiiiioooooooo chegando di cum força.

bom, domingo eu comprei vários casacos para frio de outono (+- uns zero graus) e frio de inverno (+- uns -35) então acho que estou 'preparado' para a temporada. isso porque quando hoje fez 9 graus eu tava com bastante frio. tomara que meu corpo se adapte rapidamente as mudanças climáticas. por enquanto estou tentando não usar casaco na rua e estou me saindo bem. estou aguentando friamente (?!).

ah, quase ia esquecendo, como o clima aqui é frio e muito húmido, nos precisamos usar um batonzinho (como se fosse manteiga de cacau, só que diferente) pra não ressecar os lábios. parece bixada mas não é. é super comum você ver o povo usando no mêtro e tem pra todo gosto (natural, menta, morango, cereja, a p**** toda). nos primeiros dias meus lábios começaram a rachar e despelar então comprei logo um desses de menta e todo dia eu passo. posso dizer que já percebi melhoras significativas. uso umas 2 ou 3x por dia.

como o nelson (que por sinal eu conheci um dia desses num bar) havia mencionado antes, o ar daqui é mesmo diferente. é estranho, sei lá. ele mencionou algo relacionado ao cheiro, mas eu achei que a diferença mesmo é com relação ao peso. o ar aqui é muito pesado. deve ser por conta da humidade, sei lá. o fato é que nos primeiros dias eu me sinto meio cansado quando saio justamente porque a respiração precisa ser mais forte por conta do peso. isso também dá a impressão que o cheiro é diferente mas eu acho que é mais por causa do peso mesmo. portanto, quando vierem venham preparados pra respirarem fundo todo o tempo. kkkkkkkkkkkkkkkk

bom, já falei de muitas coisas então vou ficando por aqui. depois quando lembrar eu escrevo mais.

abraços a todos, saudades e até a próxima.

4 comentários:

  1. oieeeeee... nossa , eu tava sumida aqui.. tinha quase 20 posts pra ler hahahaha... nossa, quanta novidade.. que bom que vc já tá ai, que ta bem.., que ta curtindo.. próximo passo é o JOB... não deixe de contar todos os detalhes.....

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. pode deixar taty. manterei todos informados.

    ResponderExcluir
  3. Fala PEdro beleza? Me chamo Igor e sou do Rio de Janeiro. Devo morar no Canadá em Janeiro. PRimeiro ficarei seis semanas em Vancouver e depois vou para qualquer cidade média de British Columbia ou Alberta. Sei que Vancouver não devo ter problemas quanto ao clima, devido a temperatura mais amena no inverno. Mas estou com muito receio de não me adaptar ao clima. Gostaria de saber um pouco da sua experiência, mesmo sabendo que ainda não chegou o inverno por aí. A média é -18 e faz -30 tranquilamente. Para mim, que sou do Rio e o inverno, é no máximo faz 18 graus é um pouco assustador. Pelo que já pesquisei e perguntei todos dizem que com o tempo conseguem se adaptar. Desde já agradeço, Igor. Qualquer coisa: igoraraujo03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola igor. obrigado pelo seu primeiro contato.
    o topico da adaptação a temperatura é realmente um coisa bem importante por aqui. por isso que eu venho escrevendo bastante sobre isso aqui no blog. mesmo assim, prometo que vou continuar escrevendo sobre o tema. até porque eu estou doido pra ver a neve :D
    então, até lá. escrevo essa semana ainda.

    ResponderExcluir