segunda-feira, 13 de julho de 2009

Compra das malas.. Ok!

ola pessoal,

hoje vou falar sobre a minha experiência na procura e na compra das malas para a viagem. então, sem mais delongas, vamos lá..

já faz algumas semanas que venho pesquisando para compras as malas para a viagem. como moro na zona sul de recife o local mais próximo e de maior variedade é sem dúvida o shopping recife. lá tem diversas lojas e os preços são sabidamente CAROS. sabendo disso, um bom local para comprar QUALQUER coisa mais barato é onde, onde, onde..? no CENTRO da cidade! parabéns! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk então, mas qual seria o local ideal para comprá-las? seguindo o post do meu colega bloggeiro nelson, e do seu post sobre a compra das malas, fui direto para o mercado de são josé na tentativa de descobrir exatamente sobre que loja ele falava. e não é que descobri?

pra falar a verdade, certeeeeeeza, certeza eu não tenho. mas tenho uma impressao muito boa que encontrei a loja que ele comentou. o nome dela é Comercial Lilian Bolsas. o problema é que quando cheguei lá não tinham malas grandes (tecnicamente: 24") para comprar. lá só tinha de média (22") para pequena (20" ou menor) e a qualidade das que tinham deixava a desejar (com relação a resistencia). então, o que me restou foi colocar sebo nas canelas e fazer a minha própria romaria em busca das benditas malas.

como eu não encontrei nenhuma rua no centro que fosse especializada em bolsas e malas, criei um mapa pra postar pra vocês (imagem ilustrativa, porém real, na figura abaixo) as lojas que vendem esses produtos nos arredores do mercado de são josé, santo antônio e bairros ali por perto.

a minha saga comecou em buscar um estacionamento que me possibilitasse passar bastante tempo sem me preocupar. assim, o estacionamento mais perto (e em conta) que encontrei foi o zona azul ao lado do viaduto do forte das cinco pontas. o zona azul me custou R$ 2,00 e eu podia deixar o carro lá por 5 horas sem que o seu gualda me desse uma multa. ou seja, dava pra rodar a vontade. daí segui em busca até encontrar a loja que o nelson comentou. como o resultado não foi o que eu esperava (já comentei acima), perguntei para uma atendente de uma loja próxima se ela conhecia outras lojas especializadas e ela me indicou a loja YAYA Comércio de Bolsas. a dica foi realmente muito boa, pois as malas que estavam a venda pareciam ter uma boa resistência e bom preço. Na YAYA encontrei malas grandes e boas entre R$ 120 e R$ 180.

como essa questão de malas boas ou ruins é variável e depende do referencial, vou especificar o que é uma mala boa pra mim. pra mim, mala boa é mala resistente (forçe a parte de cima e as laterais e veja o quão dura ela é, ou seja, o quanto de peso ela aguenta), que aguenta ser jogada na cavalisse (porque é assim que ela será tratada no aeroporto), e que o tecido que a reveste apresente ser resistente a contatos que possam aranhar a mala.

continuando.. depois que enxi o saco do vendedor com sobe e desce malas analisei as várias opções da YAYA, parti em busca de outras lojas e acabei encontrando a M. Bolsas. a loja também é legal e tem uma variedade muito boa, porém só tinha malas grandes muito boas ou razoáveis para ruins. os preços das razoáveis para ruins estava compatível com as demais que descreverei abaixo. o preço das boas estava legal também, mas não para o meu bolso economico de imigrante prestes a viajar. lá tinha malas IKA (a melhor que eu vi até agora - tão boa que o vendedor pediu pra eu sentar em cima dela pra mostrar o quanto resistente era) jumbo (provavelmente 28") por R$ 280 e grandes por R$ 259 (o vendedor fazia R$ 250 e R$ 230 a vista). maaaaas.. como não era pro meu bolso, continuei o passeio na roça.

andando mais um pouco, encontrei uma loja chamada Providência Bolsas. lá eles tinham malas Holly (considero razoavelmente boa) a preços interessantes (P: R$148 - M: R$ 160 - G: R$ 196) com descontos de 10% para pagamentos a vista ou 6x a prazo :)

nesse momento eu já tinha andado uns 4km e já estava cansado mas continuei a andança até que encontrei a Souza Bolsas 2. a loja é grande e tem mala pra todos os gostos. tem malas safadas, malas razoáveis, malas boas e malas excelentes, ou seja, tem de todo gosto e todo preço. lá eu também encontrei malas Holly porém com preços um poucos mais caros que na YAYA, então a YAYA tava na frente. porém, lá eu encontrei malas Cruzeiro (que eu até então não havia encontrado no centro, só nos shoppings recife e guararapes) num preço muito bom. para vocês terem noção, uma mala Cruzeiro nos shoppings custam em média entre R$ 300 e R$ 500. lá na Souza eu encontrei a mesma mala por (pasmem!) R$ 148. ou seja, um negoção. para pagamentos a vista ainda rolava um tal de 5% de desconto. ah, lá também tem a no tamanho 22" por R$ 136 divido em 4x.

como achei a mala Cruzeiro melhor que a Holly em termos de resistencia, acabei optando por comprar a Cruzeiro mesmo ela sendo mais cara e estou bastante satisfeito com a negociação. ah, outra vantagem é que a mala Cruzeiro dá 2 anos de garantia e a Holly apenas 1.

segue abaixo a foto da mala Cruzeiro que comprei :)


pra fechar o post, queria alertá-los que o hiper bompreço está com promoção de malas (que eu achei fraquinhas mas na pindaiba servem tranquilo). o conjunto de 3 malas (M e duas sacolas de mão) por R$ 149 e o conjunto de 4 malas (M, P e duas sacolas de mão) por R$ 209. esses valores podem ser dividido em até 10x com o seu cartão hiper (tchan-raaaaam!).

e pra fechar mesmo (porque o post já está bem grande), segue abaixo algumas considerações que podem ajudar os iniciantes em malas (como eu).
  • pelo que eu percebi, não existe um tamanho padrão exato para dimensões de malas, porém são bem próximas umas das outras.
  • apesar dos tamanhos não serem milimetricamente iguais, percebi que as marcas seguem o padrão de 20" (P) , 22" (M), 24" (G) e 28" (GG ou jumbo). a diferença entre uma marca e outra é pequena.
  • pelos padrões da air canada, somente os tamanho P, M e G são permitidas. pelo menos, no que eu medi, só essas ficaram dentro da somatória dos 168cm mencionado nos folders.
  • se atentem para os cadeados que vem nas malas. percebi que tem umas que vem com um cadeado legal e outras com um bem fuleiro. ou seja, se vier fuleiro incluam o valor do cadeado legal no preço. provavelmente você vai querer colocar um.
  • todas as malas que pesquisei e descrevi os preços aqui eram malas com rodinhas que giravam 360°, visto que esse conselho foi dado em vários outros blogs.
  • criei um mapa publico no google maps para facilitar a localização das lojas que citei. os pontos marcados contém o nome da loja, o endereço completo e o telefone das mesmas (quando essa tem).
  • por fim, quando forem pesquisar as malas NÃO ESQUECAM DE LEVAR UMA TRENA OU FITA MÉTRICA para medi-las e ver se estão dentro do padrão exigido pela companhia aérea.
bom, é isso pessoal.

espero que esse post possa ajudar os próximos candidatos a imigrantes a comprarem e acharem mais facilmente as lojas e a comprarem suas malas :)

fiquem a vontade para perguntar e tirarem suas dúvidas. responderei com muito prazer.

o próximo post falará mais sobre as especificações das malas.
até lá.

3 comentários:

  1. Oi Pedro! Adorei a sua saga pelo centrão do Recife. Valeu mesmo pelas dicas. Estou buscando na internet alguma informação sobre onde comprar malas no centro do Recife e seu post foi exatamente o que buscava. Eu moro na Holanda e minha mãe virá me visita. Sucesso! Andréa Graef

    http://www.facebook.com/agraef2#!/

    ResponderExcluir
  2. Aee Pedro...

    Muito bom teu Post...Ajudou muito :)

    Abraços!

    Rawen.

    ResponderExcluir
  3. PEDRO,SEUS POSTS ME SALVARAM ^^
    MUITO OBRIGADA =)

    JjUH

    ResponderExcluir