terça-feira, 8 de setembro de 2009

niver, saudades e nouvelles

ola pessoas,

ontem (7 setembro) foi o niver de 1 aninho da minha sobrinha e afilhada :) e como não podia deixar de ser, foi dia de falar um montão no skype. aproveitando que tava todo mundo junto, fiz uma pequena ligação de 2h no skype. graças a Deus que foi de grátis :D
então, ontem tive a oportunidade de ver e conversar com a minha sobrinha linda (que ficou querendo pegar na webcam e bater no monitor), meus pais, meus irmãos e minha namorada linda. foi ótimo! a saudade foi enorme.

a saudade aqui é muito grande. então tento sempre estar em contato com eles para saber como estão e quais são as novidades de casa. eu sei que as vezes o melhor a fazer é quebrar o contato com a cidade natal mas nem sempre é fácil. principalmente se você vem sozinho pra cá, como eu vim. então o jeito é vez ou outra dar uma ligadinha pra acalmar o coração.

com relação as novidades, hoje foi um ótimo dia. aliás, Deus tem sido muito bom comigo. todos os dias aqui estão sendo ótimos. tenho conhecido muita gente (brasileira) que estão se tornando meus amigos. pouco a pouco vou me adaptando ao ambiente e a temperatura. hoje, por exemplo, está fazendo 24 graus e eu estou com calor.

graças a Deus, na primeira semana que cheguei aqui um amigo (quebecois) de Jorge me conheceu e quando soube que eu tava procurando emprego me recomendou para uma entrevista de emprego na empresa onde ele trabalhava antes. a entrevista será realizada (provavelmente) essa semana. o lance para o meu desespero é que a vaga é para programador .net (C#) e eu não tive a oportunidade de trabalhar e nem de fazer nenhum curso de .net em recife. resumindo, LASCOU! estou tentando aprender .net em 1 semana. sei que não é possível, mas estou fazendo o possível para aprender como se mexe no visual studio (a ferramenta que usamos para programar nessa linguagem) e também um pouco da sintaxe da linguagem C# (lê-se C xarpe). e pra dificultar mais ainda a história, me disseram que o entrevistador NÃO fala muito bem inglês. portanto, a entrevista terá que ser feita (por opção obrigatória e recomendada) em francês mesmo, minha terceira língua. ou seja, desafio a vista :)

continuando, para vocês terem noção de como Deus está sendo tão bom comigo, ontem eu estava atualizando meu currículo no monster. agora eu tenho uma versão final disponível para o público lá. e hoje, para a minha surpresa, liga um senhor pedindo para falar comigo. quando eu disse que era eu mesmo, ele falou que era a respeito de uma vaga de emprego. falou que ele tinha visto meu currículo no monster e gostaria de fazer uma entrevista de emprego comigo na empresa dele. a princípio ele fez logo uma pequena entrevista (15 a 20 min) sobre a minha experiência de trabalho no brasil. perguntou algumas coisas técnicas também pra validar se eu realmente sabia do que estava falando e perguntou se gostaria de fazer uma entrevista pessoalmente AMANHÃ na empresa dele. logicamente que eu aceitei. estou confiante para essa vaga pois é para programador Java (desktop e mobile), área que eu trabalhava lá no CESAR :) enfim, agora é ficar calmo e torcer para que tudo dê certo lá na entrevista.

no mais, hoje eu fui no shopping place versailles procurar calça social e sapato para montar meu uniforme para as entrevistas de emprego. no corre-corre que foi pra arrumar as malas para vir pra cá, acabei esquecendo de colocar a minha vestimenta social para caça ao emprego :( enfim, terei que comprar aqui. ou seja, vou gastar em torno de $100 CAN num terno marromenos e mais uns $70 num sapato social. dai eu terei 2 pares de roupas mega chiques e apropriadas para as entrevistas :D

continuando.. hoje eu também fui visitar um centro de commission scolaire para ver quando posso começar o curso de francisação (sem ser do MICC). para a minha felicidade, amanhã eu poderei fazer o meu teste de avaliação (pra saber em que nível vou entrar) e logo depois a minha inscrição no curso. como minha prioridade é trabalhar, vou me matricular no curso de tempo parcial (a noite). para os cursos de tempo parcial existem dois modelos possíveis (que me interessam): (1) francês oral e (2) francês escrito. nesse primeiro momento, como eu quero ficar mais fluente para comunicação vou dar prioridade ao francês oral. depois quando já estiver compreendendo muito bem e falando tudo que quero vou partir pro francês escrito. o curso que vou fazer é bem baratinho. vai me custar apenas $45 CAN por semestre. existem vários cursos como esse aqui. pedi recomendações ao povo aqui perto e me falaram que um curso muito bom é o CEA Lartigue. o curso fica na rua papineau (a um pouco mais de 1km da estação de metro papineau).

bom, já escrevi muita coisa nesse post. então vou deixar vocês em paz e guardar os outros assuntos para um segundo post.

saudades, beijos e tudo mais.

*ah, qualquer dúvida é só deixar um comentário.

Um comentário:

  1. ehhh agora sim, da pra comentar hua hua hua...

    meu, que bom que ta conseguindo as entrevistas.. na área de info é facil.. u'll se...

    e esquecer a roupa é fogo hein.. acho que um fedex saia mais barato que comprar tudo novo hein hua hua hua...

    beijocas e boa sorte nas entrevistas...

    ResponderExcluir