sexta-feira, 11 de setembro de 2009

comissão escolar x francisação do MICC

olá pessoal,

bom vou tentar resumir em alguns pontos o que são essas duas coisas.

francisação do MICC- como todo mundo já sabe é um curso oferecido pelo MICC (ministério da imigração do canada) onde se ensina a lingua francesa aos imigrantes e também sobre alguns costumes aqui do canadá. os cursos de francisação realizados em parceria com o MICC são de grátis e podem ser realizados em tempo parcial (+- 4h/dia) ou pleno (+- 8h/dia). apesar de algumas escolas cobrarem uma taxa simbólica de matrícula (em torno de 40 a 50 dólares), essas não poderiam cobrar e até onde ouvi falar (não tenho certeza) o candidato pode inclusive denunciar a escola ao MICC. o curso de francisação se divide em 8 estágios (6 para francês oral e 2 para francês escrito) e vai do básico ao avançado. a vantagem desse curso é que se o aluno optar por fazê-lo em tempo pleno o governo de québec lhe dá uma bolsa num valor que se aproxima a 500 dólares. não é grande coisa mas já é uma boa ajuda. a desvantagem é que como os cursos são completamente free, e em algumas modalidades rola bolsa, as filas de espera são enormes e pode demorar a chegar a sua vaga.

francisação da comissão escolar - além dos cursos de francisação oferecidos pelo MICC, existe ainda os oferecidos nas comissões escolares. esses cursos são praticamente iguais aos do MICC, com a diferença que o aluno NÃO recebe bolsa em hipótese alguma. não tem xurumelas de o curso em tempo pleno e ganhar nada não. é no cru mesmo. sem receber nada. nessa modalidade existe as mesmas opções de fazer em tempo pleno ou parcial e a carga horária também é bem similar (se não for a mesma). digo isso porque eu vi que tem algumas turmas que tem mais horas que outras (acho que para ajustar com as necessidades e possibilidades de cada um). bom, outra diferença é que pra fazer o curso de francês na comissão escolar a gente paga. tá certo que é uma taxa simbólica (de 55 dólares por semestre) mas mesmo assim a gente paga. a vantagem da comissão escolar é que eles oferecem muitas turmas e tem turma começando em várias épocas do ano. além disso, é muito mais fácil de você conseguir uma vaga numa comissão escolar e já ir praticando o francês em sala (e fora dela). a desvantagem é que você tem que pagar a taxa de matrícula, o material e tem que comprar uma agenda do curso (faz parte do material).

dito isso, gostaria de comunicá-los que hoje eu fiz a minha avaliação de francês e que já estou inscrito no curso de francisação da comissão escolar Lartigue. pelo que me disseram essa escola era uma das melhores de montréal. o chato é que eu preciso andar uma distância razoável da estação de metro até a escola (+- 1,5km). durante a minha entrevista a mulher ficou em dúvida sobre em que nível me colocar. não sabia se me colocava no nível 4 ou 5. no final, eu me enrolei no subjuntivo e dai ela preferiu me colocar no 4 mesmo. confesso que eu achei até bom porque assim eu tenho mais tempo pra me adaptar a volta as aulas e terei mais tempo para praticar o subjuntivo (que foi um dos últimos assuntos que eu vi na aliança francesa a uns 2 anos atrás).

então, minhas aulas começam na próxima segunda-feira (dia 14) e vão até o final do mês de outubro. depois disso, começo o nível 5 e daí pra frente vocês já sabem né? segue o passeio na roça! estou animado. depois eu posto alguma coisa sobre as primeiras impressões da aula. ah, a turma que eu me matriculei é a noite. vai ser das 17h45 até as 22h10. acumulando um total de 16h semanais. pra facilitar a sua conta.. são 4 dias por semana :) (dá 16h porque tem um intervalo no meio da aula).

tenho alguns amigos aqui que fazem a francisação lá no lartigue também. a carol (a esposa do nelson) e a zu (que participa do nosso grupo de oração aqui em montréal) também estão por lá. o nelson foi comigo e fez a avaliação também. ele só ficou de confirmar se vai fazer no mesmo horário que eu ou se não vai fazer.

bom é isso minha gente. espero ter contribuído. qualquer dúvida é só postar que a gente responde. abraços e até a próxima novidade.

3 comentários:

  1. Ahhhhh show.... meu.. posso te perguntar uma coisa? Esse curso só vale pra imigrante, I mean, eu vou primeiro pra trabalhar como trainee... ainda sem o visto de residente permanente... rola fazer esse que tem que pagar????

    Se puder perguntar pra mim..... seria ótimo estudar de noite....

    beijocas e thanx...

    ResponderExcluir
  2. oi taty,

    o curso (que paga) vale pra qualquer pessoa. mas pelo que eu soube o curso tem preços diferentes para residentes permanentes (com CSQ) e não residentes (sem CSQ). o preço que eu comentei no post foi o preço para residentes. não sei o preço para não residentes :(

    eu optei por fazer a noite, mas não são todas as comissões escolares que oferecem curso a noite. isso vai de escola para escola. cada uma tem os seus horários de funcionamento. lá na lartigue tem curso a noite :D e é esse que eu vou fazer.

    ah, outra coisa importante a saber é que tem que ver se o teu nível tem vaga ou disponibilidade no turno que você quer. e isso, só você estando aqui pra saber porque tudo depende da avaliação que a mulher fizer lá contigo.

    consegui responder todas as suas perguntas? se não avisa ai que eu desenrolo a informação ai pra você.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro,

    Obrigada pelo post! Uma dúvida: esta ajuda do governo, é por pessoa? Se eu e meu marido fizermos a francisação cada um de nos ganha a bolsa ou é por família?
    Grata

    ResponderExcluir