domingo, 26 de abril de 2009

no quebec tem [1]

oi pessoal,

vou comecar aqui uma serie sem fim entitulada 'no quebec tem'. a ideia agregar informacoes interessantes sobre o que acontece frequentemente por la. essa seria eh legal tanto para os que ja estao la como para os que pretendem ir em breve, pois ja podem ir anotando o que procurar por la pra quando chegar ja ter o que visitar. entao chega de delongas e vamos a primeira noticia da serie.

nao eh nenhuma novidade, no quebec tem muita CULTURA. a novidade eh que nos turistas podemos conhecer toda a historia da provincia e das principais cidades na exposicao de historia em imagens (exposition Les histoires en images) que esta sendo realizado na BAnQ (Bibliothèque et Archives nationales du Québec).

por que pra nos turistas e imigrantes se torna mais interessante que para os proprios quebecois?porque nos temos a oportunidade de conhecer a historia de quebec de uma forma divertida e nada convencional, atraves de imagens, bande dessinées e uma rica colecao de materias de jornais. alem disso, la voce encontrara a historia contada atraves de satiras, cronicas e muito humor.

alem disso, nessa exposicao..
les visiteurs pourront faire des découvertes au sujet des collections et des services à leur disposition au Centre d'archives de Québec, dans les huit autres centres d'archives de BAnQ répartis sur le territoire du Québec, à la Grande Bibliothèque et au Centre de conservation. Ils pourront aussi obtenir des détails sur les services à distance de BAnQ, accessibles via le portail Internet de l'institution, et sur l'abonnement à BAnQ, offert gratuitement à tous les Québécois. Il leur sera également possible de se procurer plusieurs des publications de BAnQ, parmi lesquelles le livre A l'abri de l'oubli - Petit guide de conservation des documents personnels et familiaux, préparé par les archivistes de BAnQ, qui connaît un vif succès auprès du grand public depuis sa parution en novembre dernier.
entao, fica ai a dica da visita para a sua proxima viagem.

se quiser saber mais sobre o que voce pode encontrar no BAnQ o site eh o http://www.banq.qc.ca/

abracos.

apesar da crise..

oi pessoal,

nas ultimas semanas tenho acompanhado algumas noticias publicadas pelo governo de quebec e da cidade de montreal. eh fato de que se eu pretendo morar la, eh bom que eu ja va me acostumando e me inteirando sobre o que acontece por la. principalmente no que diz respeito as decisoes tomadas pelo governo.

confesso que algumas delas tem me chamado bastante atencao. portanto, sempre que achar uma interessante vou publica-las aqui no blog.

a primeira delas diz respeito a emprego. hummmm.. importante! lendo essa noticia, percebemos que apesar da crise existe um grande comprometimento por parte do governo do quebec em continuar motivando eventos que aproximem mercado (leia-se empresas) e imigrantes. digo isso porque a ministra de imigracao Yolande James disponibilizou so no mes de abril uma verba no valor de CAN$ 45.000 para programas de relacao intercultural. esse dinheiro sera destinado principalmente para:
    - d'offrir des conférences sur la diversité culturelle en entreprise;
    - d'informer les entreprises sur les ressources existantes pour
      l'embauche des personnes immigrantes;
    - d'informer les entreprises sur les services offerts aux nouveaux
      arrivants pour intégrer le marché du travail;
    - de collaborer à l'organisation de 5 à 7 Diversité en affaires;
    - d'organiser des rencontres entre employeurs et chercheurs d'emploi;
    - d'accompagner les entreprises dans leur démarche d'insertion de
      nouveaux arrivants.
como foi mencionado, os exemplos mais comuns sao as famosas feiras de empregos (salon d'emploi) que tanto ouvimos comentar pelos blogs afora, e abordado tambem na serie j'adopte un pays.

melhor ainda! segunda a ministra, entre 2010 e 2011 o quebec devera abrir aproximadamente 700.000 vagas de emprego que ela acredita ser preenchidas principalmente por imigrantes. ainda segundo ela..
Il est donc primordial que nous soutenions financièrement les organismes qui proposent des activités axées sur l'embauche de nouveaux arrivants.
a quantia pareceu pouca? a principio eu tambem achei. mas depois vi que diversos outras materias falavam sobre o mesmo investimento em diferentes quantias. ou seja, essas quantias sao disponibilizadas frequentemente :)  o que mais uma vez nos mostra o quanto ela esta empenhada em realmente 'facilitar' a nossa entrada no mercado de trabalho.

ela esta fazendo a parte dela. agora eh realmente cabe a cada um fazer a sua pesquisa sobre o mercado e estar preparado para garantir a sua vaga.

eu estou me preparando. e vc? esta preparado?

abracos

quinta-feira, 23 de abril de 2009

vai uma ajudinha ai? [2]

oi pessoal,

dois meses depois de ter escolhido meu guia de bolso.. estava eu procurando alguns midlets (aqueles aplicativos que pode-se baixar e instalar no celular) utilitarios e me deparo com algumas opcoes de dicionarios ingles-frances. bom?! OTIMO! dentre as varias opcoes, baixei os dois mais bem votados. ainda nao cheguei a testa-los mas assim que o fizer postarei o resultado pra voces.

mas vamos ao que interessa.. no meio de uma quantidade enoooorme de aplicativos, encontrei tambem um bastante interessante [que por sinal foi o que me motivou para esse post e que me levou a comprar meu guia de bolso. um applicativo que na verdade eh um guia contendo as mais diversas expressoes cotidianas.

interessante? MUITO!
por que? porque ele as divide as expressoes em topicos, como, por exemplo, viagem, acomodacao, comidas e bebidas, compras, medico, emergencias e etc, e isso te ajuda a encontrar rapidamente o que voce precisa. muito legal!





e o melhor ainda esta por vir.. ele alem de mostrar a traducao em frances ainda faz a pronuncia. fenomenal!

o aplicativo foi desenvolvido pela coolgorilla.com e encontra-se disponivel aqui.

portanto fica ai mais uma sugestao pra voces.

abracos

terça-feira, 21 de abril de 2009

mudar de provincia? to fora

uma das primeiras perguntas que me fizeram quando eu decidi imigrar foi: "e se voce nao gostar de la? tera que voltar? ou pode ir tentar a vida em outra privincia?"

ate onde eu sei a mudanca de provincia eh permitida pelo governo, porem NAO eh bem quista. como isso nao faz parte dos meus planos, nao fui atras pra saber como funciona. mas muito provavelmente se essa for a sua escolha voce deve ter que notificar ao governo do canada atraves do envio das tao conhecidas fichas IMM.

no meu caso, ate entao eu nao pensei em mudar de provincia. isso porque acho que tive tempo pra maturar a ideia direitinho. fiz as famosas pesquisas de emprego, de qualidade de vida e analisando o custo x beneficio estou satisfeitissimo com a oportunidade de morar na provincia de quebec. alem disso, penso que sair de quebec pra tentar a vida em outro lugar seria uma sacanagem danada pois foi essa provincia que me ofereceu as diversas oportunidades (inclusive do processo ser mais rapido). assim, penso que permanecer em quebec eh acima de tudo dar sangue pra fazer a sua vida acontecer la eh uma questao de agradecimento e consideracao pela oportunidade que ela te concedeu. no mais, se nao ta dando certo numa cidade pesquise bastante sobre as oportunidades em outras. com certeza voce vai descobrir que a provincia de quebec eh um mundo e que existem milhares de oportunidades pra voce la.

alguns motivos pelos quais escolhi a provincia de quebec:
- mercado de trabalho apresenta indices favoraveis ou muito favoraveis na minha area (TI)
- qualidade de vida alta
- possibilidade de praticar e ficar fluente em ambas as linguas (ingles e frances)
- a cidade de montreal eh segunda maior do pais, e por consequencia disso terei um mercado quente pra desbravar
- economia estavel e aquecida
- transporte publico de qualidade
- seguranca muito boa
- uma das populacoes mais bem educadas do mundo (montreal)
- cultura riquissima (com muitos museus, parques, etc etc etc)

mas de onde veio a ideia desse post? de uma discussao levantada pelo blog canada sem limites. segue abaixo o post na integra.

Mudança de província


Um dos assuntos muito polêmico é a questão de mudança de província. Mas realmente o que podemos e não podemos fazer?

Na verdade muitas províncias têm sua processo de seleção, mas muitas não fazem tanta divulgação como Québec. Abaixo uma lista de alguns processos:

Para cada país um tempo diferente. Conheci pessoas no curso de English que esperaram 10 anos para finalizar o processo de imigração. No nosso caso, média de um ano, e não temos o que reclamar. :-)
Tempo / países:


Mas afinal, por que escolhemos Québec?
Minha visão:
1. Processo mais rápido (Como a aceitação de Québec a parte federal flui mais rápido);
2. Lingua francesa (mais próxima do Português);
3. Comprovação de renda mais baixa;
4. Montreal...totalmente cosmopolita.
A questão delicada é quando uma pessoa que consegue a aprovação de Québec vai para outra província. Não é uma coisa muito comum, mas acontece e tem que ser feita com cautela.
Este ano aconteceram dois casos bem próximos. Os dois com as mesmas características - Processo Québec e mudança de província.
As duas famílias passaram por momentos delicados quando chegaram no aeroporto de Calgary. Assim que passaram pela imigração tiveram que justificar a mudança de província. A funcionária da imigração deu o maior sermão, coisas do tipo: "Você sabe que recebeu pontos (privilégios) no processo de Québec e deveria ir pra Québec...)"...e ainda não preencheu todo o formulário IMM5292. Ficou na responsabilidade das famílias a justificatica via FAX ou INTERNET.
Tudo isso seria mais tranquilo se eles chegassem por Toronto, onde é o padrão. Eles fizeram a imigração vindo dos USAs. Realmente não sei até que ponto isso vale a pena, mas cada um sabe o que é melhor pra si.
Mas o mais importante foi que todos conseguiram resolver as pendências e já receberam o PR Card.
Em todo caso...é bom pensar e programar muito bem as mudanças de províncias.
Boa sorte a todos.
Robson Cunha
Calgary - Alberta - Canada (20ºC)


abracos.

domingo, 19 de abril de 2009

vai uma ajudinha ai?

oi pessoal,

voces ja pararam pra pensar como se pede um corte de cabelo em frances? como perguntar onde posso encontrar um barbeador no supermercado ou mesmo como voce vai fazer pra pedir um prato especial num restaurante, como, por exemplo, cordeiro? e se voce eh mulher, pare um pouco se pense, voce sabe dizer o nome de cada uma daquelas coisinhas que voces levam na bolsa? cada um daqueles 'utensilios' que voces tem que comprar todo mes?

pois eh! de forma geral, ha alguns meses essa eh uma preocupacao minha, ja que cada dia que passa a minha ida pro canada esta mais proxima.

por isso, hoje vou compartilhar uma boa pratica que acredito ajudar todo imigrante em inicio de carreira, mas que pode se extender a turistas e imigrantes nao tao novos assim. a ideia eh justamente comprar um bom e pequeno guia de conversacao de bolso. daqueles que voce pode carregar pra todo canto.

dentre as varias opcoes, o meu escolhido foi o da Michaelis (esse que voce ve ai do lado). o motivo? custo x beneficio. quando fui na livraria cultura fiquei em duvida entre tres titulos. os tres tinham praticamente o mesmo conteudo. a diferenca era muito pouca. tao pouca que eu ficava em duvida sobre qual escolher.

no final das contas, como nao saia desse impasse ordenei por preferencia (ate entao) e fui consultar o preco. pra minha surpresa, esse que tinha sido a minha segunda opcao custava R$ 10. enquanto o que tinha sido a primeira custava R$ 35. dai eu voltei a ficar na duvida sobre qual levar, ate que lembrei da minha duvida anterior e pensei: 'ue, se eu tinha achado os dois primeiros quase iguais em conteudo, vou usar (mais uma vez) o lema de todo imigrante'. foi ai que fui ao caixa com a opcao (mais barata) acima.

confesso que nao me arrependi ate agora. o livro eh otimo. repleto de informacoes preciosas. depois que comecei a le-lo, fiquei mais satisfeito ainda. portanto, fica ai a sugestao.

abracos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Exames em Trinidad & Tobago

E como curiosidade eh boia.. ontem eu liguei para o consultorio medico pra pegar o numero da postagem dos meus exames a fim de verificar em que status eles estavao.

Para a minha surpresa, o DHL (empresa pela qual o medico enviou a postagem) tentou entregar o pacote no domingo (?!). um belo dia pra fazer entregas nao?! e como nao tinha ninguem pra receber o pacote.. eles so fizeram uma nova tentativa hoje, terca-feira. com isso podemos inferir pelo menos uma coisa: o povo de trinidad e tobago deve trabalhar pra caramba heim? nem domingo eles descansam!


pra facilitar a visualizacao.. tai o percurso que o pacote fez.

estranho ne?! eles percerreram cerca de 13.205 km nessa lenga-lenga de ir pra la e pra ca, quando poderia ter percorrido 7.200 km pegassem o trajeto recife -> sao paulo -> trinidad. eficiente nao?

sabemos que o problema do cacheiro viajante eh um problema classico da computacao, mas nao sabia que era tao grave assim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
brincadeiras a parte, eh claro que eles devem ter calculado trocentas milhoes de rotas antes de ter enviado o meu pacote pra tao longe.

mas enfim, vamos a parte boa da historia. notei que atraves da tela de rastreamento do pacote podemos solicitar notificacoes de novos status atraves de email ou [melhor ainda] atraves de SMS (vulgo: mensagem de texto de celular). eu usei e recomendo. eh uma mao na roda.

finalizada mais essa etapa, agora eh esperar chegar a carta com a solicitacao do passaporte para desembolsar mais CAN$ 490 e envia-lo junto com o comprovante para sao paulo.

tomara que chegue logo.

sábado, 4 de abril de 2009

1 semana depois do EARTH HOUR. o que vc continua fazendo pra salvar o planeta?

ola pessoal,

durante toda essa semana fiquei me questionando sobre o impacto do earth hour tem em nossas vidas. por isso gastei um bom tempo na frente do computador procurando pelos resultados dessa campanha. pra minha surpresa, ninguem se deu ao trabalho de consolidar a economia mundial desse movimento. entao vou colaborar fazendo algumas estimativas ad hoc sobre o assunto.

um pequeno resumo sobre o assunto

ue, voce nao sabe o que eh o earth hour?


O Earth Hour é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, onde por um período de 60 minutos, governos, empresas e a população de todo o mundo foram convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. (Wikipedia)
os resultados e o crescimento dessa campanha chamaram a atencao do mundo todo. afinal de contas, todos podemos perceber o quanto o nosso planeta vem sofrendo com toda essa FALTA de atencao. o resultado do aquecimento global? dias mais quentes, como os que temos vivido aqui em recife. e que os digam aqueles que moram na australia que encararam temperaturas de ~45º C. minha gente, isso eh temperatura de deserto! ah, voce ta lembrado daquelas enchentes que houveram no sul do pais no inicio do ano? pode ter certeza que parte daquela tempestade horrivel se da ao aquecimento global tambem.


ah, entao vc ja sabia?

ou melhor, voce participou do Earth Hour? entao pare um pouco e responda a seguinte pergunta: apos o earth hour, o que VOCE fez para colaborar para termos um planeta mais limpo?

lembre-se que a proposta do earth hour eh muito mais que apagar as luzes por 60 min. na verdade, o importante nao sao os 60 min. o importante eh a filosofia de que o mundo precisa de sua colaboracao. que a sua COLABORACAO e a sua ATITUDE podem ajudar o planeta a mudar de cenario.
Apagar as luzes é só o começoEstamos pedindo a colaboração de todos para reduzir o consumo de energia durante o resto do ano e também a cobrar dos seus representantes eleitos que tomem a atitude certa pois precisamos de uma legislação climática já. (WWF CEO - Carter Roberts)

voltando as estimativas..

la pelas tantas da minha pesquisa, achei um documento que informava como calcular de quanto era o consumo da minha casa e como calcular o valor da cominha 'colaboracao' atraves do earth hour.

por praticidade, fiz a estimativa de maneira ad hoc mesmo. peguei a ultima conta de energia daqui de casa e tirei uma media de quanto gastamos de energia por ano. depois, calculei o consumo por cada hora levando em consideracao que o gasto de energia seria da seguinte forma: 25% manha, 25% tarde, 40% noite e 10% madrugada. dessa forma, percebi que o gasto medio da minha casa era de 1,19kw por hora, durante a noite. supondo que todas as pessoas do mundo sejam iguais a mim obtive os seguintes resultados.

AnoPessoasCidadesPaísesEconomia
2007~ 2.2 M112.618.000 kW
2008~ 50 M~ 4003559.500.000 kW
2009~ 1.000 M~ 3.900881.190.000.000 kW

Total de CO2 economizado em 2009: 714.000.000 kg
Total de CO2 economizado em 2007-2009: 751.270.800 kg

o que essa economia representa? se formos levar em consideracao o estudo realizado pelo instituto akatu (ver materia), a economia do earth day em 2009 representaria cerca de 4 dias do transito diario de sao paulo. e olhe que eu estou levando em consideracao toda a economia do mundo! eh pouco. alias, muito pouco, minha gente. por isso que temos que economizar mais. alias, muito mais.


uma verdade inconveniente

eu particularmente nao participei do earth hour e nao me envergonho disso. pra mim a atitude de combater o aquecimento global deve ser TODO DIA e nao apenas 1h. apesar de nao ter desligado as minhas luzes, confesso que mudei algumas coisas na minha rotina diaria visando combater o aquecimento global. e como eu nao sou melhor do que ninguem, se eu posso, VC TAMBEM PODE.

a mudanca comeca justamente pela parte mais importante. e porque nao dizer a mais dificil: A SUA CONCIENTIZACAO e a de quem esta proximo a voce. no entanto, pra manter a simplicidade, vamos focar em VOCE.

para isso a primeira sugestao que eu coloco eh ASSISTA COM ATENCAO ao filme do ex-candidato a presidente dos EUA, Al Gore (titulo: Uma Verdade Inconveniente). as demais sugestoes foram extraidas dele e podem ser introduzidas na sua rotina.

"vc esta pronto para mudar a sua vida?"

1. acesse www.climatecrisis.net, informe-se sobre o tamanho do problema e veja que voce pode reduzir a sua emissao de CO2 a ZERO.
2. compre aparelhos que economizem eletricidade
3. para nos que pretendemos morar fora, regule bem o seu termostato. climatize a sua casa. aumente o isolamento e faca uma auditoria energetica.
4. recicle
5. se puder, compre um carro flex
6. quando puder, ande a pe ou de bicicleta
7. quando puder, utilize transportes publicos (como por exemplo, onibus e metro)
8. diga a seus pais para eles nao estragarem o mundo em que vc vai viver. os concientize do problema
9. se vc tem filhos, junte-se a eles para contribuir para um mundo mais limpo
10. mude para fontes renovaveis de energia. ligue para a companhia de energia pedindo que ela te ofereca energia verde (ou renovavel). se disserem que nao tem, PERGUNTE PORQUE.
11. procure saber se os seus candidatos estao comprometidos em resolver o aquecimento global. escreva para eles e para o congresso. se eles nao te ouvirem, repense o seu voto. afinal, ele esta ali para representar as suas opinioes
12. plante arvores. muitas arvores
13. conscientize a comunidade onde voce mora. ligue para programas de radio, tv e jornais. insista para que eles falem sobre o assunto
14. reduza a sua dependencia de gasolina (petroleo). incentive a producao e utilizacao de alcool
15. exija automoveis que poluam menos
16. se vc acredita em reza, reze para que as pessoas encontrem a forca para mudar
17. encoraje os seus conhecidos a preocupar-se com o assunto. se possivel, que eles vejam o filme (que eh mais rapido)
18. aprenda tudo que pode com a crise do clima e ponha os seus conhecimentos em acao

e se vc achou que as sugestoes aqui descritas sao CARAS ou DIFICEIS de incluir em sua vida lembre-se que o que estamos discutindo aqui é "o futuro em que voce vai viver a sua vida".

as futuras geracoes podem se perguntar "o que os nossos pais estavam pensando?", "porque eles nao acordaram enquanto havia uma chance?". a decisao eh sua! dê o primeiro passo e nao deixe que eles tenham a chance de te perguntarem isso ;)

nao perca tempo pensando no que voce fez ate agora mas sim no que voce pode fazer daqui pra frente :)

fontes:

sexta-feira, 3 de abril de 2009

95 dias depois.. novidades!


opa seu carteiro! ja era hora heim?!

desde a semana passada que eu vinha resmungando que essa carta tava demorando. que ela nao chegava. e que muitas outras coisas.

o negocio eh que as vezes as cartas demoram tanto (???) pra chegar que agente pensa que deu algo errado. ah! claro que passam mil coisas na nossa cabeca. afinal, fazia pouco mais de 3 meses que eu havia enviado a cartinha. pra ser mais exato, fazia 97 dias que eu havia enviado a carta e 95 que meu nome tinha aparecido no e-cas.
e ai alguns devem perguntar: "no e-cas?!". pois sim meus caros! essa eh pra mostrar que nao existe nenhuma relacao entre o nome aparecer no e-cas e a carta de pedido dos exames ter sido enviado.

voltando ao pedido dos exames.. fiquei animadissimo quando recebi uma ligacao da minha mae no trabalho perguntando: "adivinha soh o que eu tenho em minhas maos?" e eu la todo concentrado, "sei la mae! (uma pausa para reflexao e alguns milisegundos depois...) MENTIRA! a minha encomenda (?) chegou?" kkkkkkkkkkkkkkk (vcs ja devem imaginar porque eu falei encomenda ne?) kkkkkkkkkkkkkkkk enfim.. fiquei 'doido' pra voltar logo pra casa.  afinal, fazia pelo menos umas 3 semanas que eu ia todos os dias ate a caixa do correio pra ver se a diginissima tinha chegado. oh matirio!

eis que saio mais cedo do trabalho, volto pra casa e dou de cara com o envelope em cima da mesa. abri logo e vi que tinha.. SOMENTE DUAS FOLHINHAS?! esperei pra esse tempo todo por DUAS folhinhas?! (brincadeira) ainda bem que so foram duas. a primeira informava sobre o pedido dos exames e descrevia o nome, endereco e telefone CORRETO do medico. prontamente, liguei para o consultorio e a atendente perguntou pra quando eu queria marcar a consulta. rapidamente eu imendei: 'pode ser ainda hoje?' ela riu um pouco, perguntou onde eu morava e disse que sim.

ai recomecou a minha saga. fui correndo tirar as fotos 3x4 (a atendente pediu 4, mas no final das contas so precisou de 2) e de la direto pro consultorio. cheguei no horario marcado (40 min depois da marcacao da consulta) e esperei um bocado. eis que a atendente avisa que o medico ja pode me atender.

a consulta durou por volta de 30 min. durante esse tempo, o medico olhou todos os meus exames, fez algumas perguntas sobre a minha saude (se eu ja tinha feito cirurgia, etc etc etc), conversou um pouco, examinou a minha respiracao e garganta e c'est finit!

o tal do dr paulo almeida foi gente boa. foi bastante atencioso, espirituoso e profissional. no meio dos 30 min rolou ate piada! kkkkkkkkkkk enfim, hoje foi um dia toma-la-da-ca! foi chegando a carta e ja entregando os exames.

resumindo, o que voce precisa levar pra consulta eh:
- exames de: sangue, urina, sifilis (VDRL), anti-HIV
- um raio-x do torax (frontal e lateral, com laudo)
- R$ 250,00 referentes a consulta + R$ 150,00 referentes ao envio dos exames (se o candidato for solteiro)
- duas fotos 3x4 recentes (tiradas nos ultimos 2 meses e com fundo BRANCO)
- formulario verde (IMM1017) que vem no envelope do pedido dos exames

no meu caso, pude ir rapidamente fazer a consulta pois havia feito os exames tres semanas antes de chegar a carta. a ideia era justamente a de ja estar pronto para quando o pedido formal chegasse.

eh isso pessoal. o dr paulo almeida disse que ira enviar meus exames pra trinidad tobago na segunda-feira. entao espero que daqui a uns 17 a 20 dias possa estar postando a chegada do pedido do passaporte.

veremos. sao cenas dos proximos capitulos ;)

** ah, as interrogacoes em vermelho foram apenas uma brincadeira sobre a demora do processo de imigracao do canada, pois sabemos que esse processo eh um dos mais rapidos do mundo. so pra voces terem ideia, o processo de imigracao japones demora por volta de 10 anos pra voce ter uma resposta (mesmo que negativa). ali sim eles esperam. abracos.