terça-feira, 21 de abril de 2009

mudar de provincia? to fora

uma das primeiras perguntas que me fizeram quando eu decidi imigrar foi: "e se voce nao gostar de la? tera que voltar? ou pode ir tentar a vida em outra privincia?"

ate onde eu sei a mudanca de provincia eh permitida pelo governo, porem NAO eh bem quista. como isso nao faz parte dos meus planos, nao fui atras pra saber como funciona. mas muito provavelmente se essa for a sua escolha voce deve ter que notificar ao governo do canada atraves do envio das tao conhecidas fichas IMM.

no meu caso, ate entao eu nao pensei em mudar de provincia. isso porque acho que tive tempo pra maturar a ideia direitinho. fiz as famosas pesquisas de emprego, de qualidade de vida e analisando o custo x beneficio estou satisfeitissimo com a oportunidade de morar na provincia de quebec. alem disso, penso que sair de quebec pra tentar a vida em outro lugar seria uma sacanagem danada pois foi essa provincia que me ofereceu as diversas oportunidades (inclusive do processo ser mais rapido). assim, penso que permanecer em quebec eh acima de tudo dar sangue pra fazer a sua vida acontecer la eh uma questao de agradecimento e consideracao pela oportunidade que ela te concedeu. no mais, se nao ta dando certo numa cidade pesquise bastante sobre as oportunidades em outras. com certeza voce vai descobrir que a provincia de quebec eh um mundo e que existem milhares de oportunidades pra voce la.

alguns motivos pelos quais escolhi a provincia de quebec:
- mercado de trabalho apresenta indices favoraveis ou muito favoraveis na minha area (TI)
- qualidade de vida alta
- possibilidade de praticar e ficar fluente em ambas as linguas (ingles e frances)
- a cidade de montreal eh segunda maior do pais, e por consequencia disso terei um mercado quente pra desbravar
- economia estavel e aquecida
- transporte publico de qualidade
- seguranca muito boa
- uma das populacoes mais bem educadas do mundo (montreal)
- cultura riquissima (com muitos museus, parques, etc etc etc)

mas de onde veio a ideia desse post? de uma discussao levantada pelo blog canada sem limites. segue abaixo o post na integra.

Mudança de província


Um dos assuntos muito polêmico é a questão de mudança de província. Mas realmente o que podemos e não podemos fazer?

Na verdade muitas províncias têm sua processo de seleção, mas muitas não fazem tanta divulgação como Québec. Abaixo uma lista de alguns processos:

Para cada país um tempo diferente. Conheci pessoas no curso de English que esperaram 10 anos para finalizar o processo de imigração. No nosso caso, média de um ano, e não temos o que reclamar. :-)
Tempo / países:


Mas afinal, por que escolhemos Québec?
Minha visão:
1. Processo mais rápido (Como a aceitação de Québec a parte federal flui mais rápido);
2. Lingua francesa (mais próxima do Português);
3. Comprovação de renda mais baixa;
4. Montreal...totalmente cosmopolita.
A questão delicada é quando uma pessoa que consegue a aprovação de Québec vai para outra província. Não é uma coisa muito comum, mas acontece e tem que ser feita com cautela.
Este ano aconteceram dois casos bem próximos. Os dois com as mesmas características - Processo Québec e mudança de província.
As duas famílias passaram por momentos delicados quando chegaram no aeroporto de Calgary. Assim que passaram pela imigração tiveram que justificar a mudança de província. A funcionária da imigração deu o maior sermão, coisas do tipo: "Você sabe que recebeu pontos (privilégios) no processo de Québec e deveria ir pra Québec...)"...e ainda não preencheu todo o formulário IMM5292. Ficou na responsabilidade das famílias a justificatica via FAX ou INTERNET.
Tudo isso seria mais tranquilo se eles chegassem por Toronto, onde é o padrão. Eles fizeram a imigração vindo dos USAs. Realmente não sei até que ponto isso vale a pena, mas cada um sabe o que é melhor pra si.
Mas o mais importante foi que todos conseguiram resolver as pendências e já receberam o PR Card.
Em todo caso...é bom pensar e programar muito bem as mudanças de províncias.
Boa sorte a todos.
Robson Cunha
Calgary - Alberta - Canada (20ºC)


abracos.

3 comentários:

  1. Acho que ver uma província com esse ar de "eu tenho que retribuir" é romantismo extremo.. se fosse assim, vc tinha que retribuir ao brasil por ter nascido aqui, por ter "acolhido" seus antepassados etc etc.... ou vai me dizer que se vc receber uma proposta para ganhar o dobro do outro lado do Canadá não vai pq "quebec me acolheu?"... claro que não... se a pesquisa foi bem feita e os motivos são sólidos(essa coisa de Francês parecido com Português é balela... Inglês é muito mais rápido de se aprender)....
    acho que a questão é aproveitar as oportunidades.... e outra coisa, não é pq o processo é mais rápido que as pessoas escolhem migrar pelo quebec.... mas te digo, não é qq um que tem Francês suficiente para passar na entrevista.... então, se o cara teve o mérito de estudar Francês que nem um desvairado para passar por lá e a chance de trabalhar em outra província tem que ir...
    Minha opinião.... sorry

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro,
    Compramos nossas passagens direto com a Air Canada o valor foi de $1.357,00(passagens) + $82,00(taxas); aí na hora da compra varia o preço pelo dólar do dia....Mas nós três pagamos R$8.482,89 esse valor pode ser dividido em até 10x no cartão.
    www.aircanada.com.br
    http://www.submarinoviagens.com.br/HomeSubmarino.vxlpub (também tem esse site que vc pode ficar avaliando os preços)
    Espero ter ajudado, abs
    Fábia

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro!

    Venho aqui responder tuas perguntas que tu postastes no meu blog.
    1 - O valor que temos que pagar, na fase do envio dos passaportes é de CAD 490$ pra cada um (no meu caso que sou casado e sem filhos) mas o câmbio, quem dá é a gravação na ligação telefônica do bureau de visa em São Paulo que temos que fazer no dia do depósito, no nosso caso, foi R$ 1800,00 para os dois.
    2 - Nós devemos encaminhar o ORIGINAL do comprovante.
    3 - Nada pode ser feito pra adiantar essa etapa. Tem que esperar sentado... ;) Eles pedem exatamente isso: passaporte (com o adesivo); e o comprovante de pagamento. Eu enviei a carta da solicitação também... e o adesivo só chega pra você junto com a solicitação.

    Quando os passaportes chegam, o comprovante original de pagamento chega junto... eles devolvem!
    Guarde sempre uma cópia dos papéis que você envia.

    Abraços,
    Nelson

    ResponderExcluir