sábado, 28 de novembro de 2009

boas notícias vindas de montréal

olá pessoas!

tudo ótimo? comigo está tudo ótimo! essa semana ante-passada foi realmente uma semana de ouro :) e por isso eu gostaria de compartilhar das boas novas com vocês.
para começar, a maior notícia de todas: CONSEGUI O MEU PRIMEIRO EMPREGO NO QUÉBEC! eeeeeeeeeeeeeee \o/ pois é! depois de muita batalha, de muitas entrevistas e diversos nãos finalmente eu recebi o tão esperado sim. e o mais engraçado é que num intervalo de 5 dias eu fiz duas entrevistas nessa mesma empresa para dois cargos diferentes :) show de bola! a empresa é muito boa e seus produtos tem sido muito bem reconhecidos pelo mercado (ganhou vários prêmios de grandes empresas e revistas da área). além disso, o produto que eles fazem tem muita relação com o tema da minha dissertação de mestrado. daí vocês já podem ver como eu tirei a sorte grande né?

no mais, semana passada eu fiz a prova teórica do SAAQ (detran aqui do Québec) e passei :) vocês podem pensar: 'ah, a prova teórica é a maior mangaba. todo mundo passa!' mas aqui a coisa não é bem assim não. as regras são bem diferentes da do Brasil. aqui tem semáforo piscando (verde ou vermelho), tem permissão ou não de dobrar a direita em sinal fechado, tem paradas completas nas placas de ARRETE (STOP), entre vários outros detalhes que não estamos acostumados a escutar (e nem fazer) no Brasil. mas enfim, felizmente consegui passar de primeira nessa prova :D

diante da maré de sorte, marquei logo a prova prática e consegui fazê-la no início dessa semana. pra encurtar a história, a minha maré de sorte deu uma treguinha na hora em que uma mulher super mal humorada pegou a minha ficha e me chamou pra fazer o exame com ela. pense num azar! eu ia fazer com um instrutor super bem humorado que estava por ali mas que pediu pra eu esperar um pouco. foi nesse intervalo de 2 min essa infeliz cruzou o meu caminho. pelas primeiras frases e pelo fora que ela deu numa amiga minha que estava por perto eu já senti que era bem provavel que aquilo ali não ia terminar bem (quem já procurou saber como funciona o exame prático de direção daqui sabe o quanto é importante o instrutor estar de bom humor no dia da prova). como havia dito no começo, o mal humor dela foi o resultado do meu exame. ela me reprovou por detalhes bestas que ela justificou como 'perigosos' para os outros condutores (perigosos o caramba!). exemplos? dirigir devagar (putz, tinha vias que eu tinha que dirigir a no máximo 30km/h pra respeitar a velocidade. se eu já tava nervoso por ter pego uma instrutora de mal humor, imagine a minha preocupação em não passar da velocidade. detalhe: ela falava que eu estava lento por dirigir a 40km/h numa via onde 50km/h é o máximo permitido), olhar 2x pro ponto cego (ela disse que era demais, bastava 1x), diminuir (bem) a velocidade antes de entrar numa rua onde não havia placa de pare (essa foi a mais sem noção de todas - ela queria que eu entrasse de vez sem freiar por não ter a placa de pare), permanecer com o pisca da direita ligado enquanto mudava da faixa mais a esquerda para a faixa mais a direita (ela queria que eu desligasse o pisca a cada mudança de faixa e o ligasse novamente). enfim, já deu pra ver a má vontade dela pra me dar a permissão de dirigir né? pois é amigos! aqui, pegar um instrutor de bom humor é 50% da prova. e quem não acreditar nisso, pergunte a qualquer um que pegou alguem mal humorado. kkkkkkkkkkkkkkkkk e parece que a bruxa está solta no SAAQ, pois só esse mês eu conheci mais duas pessoas que reprovaram no mesmo exame que eu :( enfim.. vou cruzar os dedos para que da próxima vez eu pegue um instrutor de bem com a vida.

outra novidade é que eu consegui um médico de família :) o cara é super gente boa. como foi a minha primeira aparição por lá e eu não trouxe o meu último check-up traduzido pro inglês, ele pediu que eu o fizesse novamente aqui. nas próximas semanas vou fazê-lo para ver como está a minha situação após 3 meses de Québec :D

no mais, as coisas aqui vão indo muito bem. estou feliz e cheio de saudades do que eu deixei aí no Brasil. mas paciência, essa foi a minha escolha :) portanto, aproveitem bem o que vocês gostam muito aí no Brasil antes de virem heim?!

tenhos vários posts em mente pra escrever mas o que tem faltado é tempo para escrevê-los :( mas sempre que eu tiver um tempinho livre eu volto aqui pra contar o que tem acontecido.

abraços a todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. parabens PJ.
    Mesmo so tendo te visto 1 vez aqui em Recife, estava incomodado com sua falta de sorte.

    Mas agora vai!

    Conte-nos como é o dia-a-dia de trabalhar por ae depois.


    abcs!

    ResponderExcluir
  2. Olá pedro, Eu sou aqui do recife e trabalhava no c.e.s.a.r.

    gostaria de fazer 2 perguntas para vc.

    Eu estou indo para montreal em abril, eu gostaria de saber como estar o mercado de trabalho ai. Eu tenho 3 certificados java. Eu nao sei se estudo para tirar um nova certificação em java ou inicio a aprender .net. O que você acha melhor para eu conseguir um emprego ?

    Eu estou com um frances e ingles de nivel intermediario qual lingua vc acha que eu deveria estudar mais, ingles ou frances.

    obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
  3. anonimo,

    definitivamente estude frances o maximo que vc puder. nivel intermediario (em linguas) no brasil eh nivel basicao aqui. se puder, invista muito tempo nisso pq de nada adianta vc saber muito da tecnologia se vc nao consegue se comunicar direito (eu escutei isso numa entrevista de emprego e eu sou intermediario no frances e bem avancado no ingles). pelo que vc mencionou, as 3 certificacoes java demonstram que vc eh um especialista na area. aproveite sua experiencia para focar na busca de empregos em java. aqui as pessoas dao muito valor a certificacao, porem vc nao vai deixar de fazer inumeras provas de conhecimento por causa disso. se puder, estude .net (foque em C# voltado para web). aqui o mercado de .net eh maior que o de java, o que pode facilitar a sua entrada no mercado. mesmo assim, pela sua experiencia eu acho que vc deveria focar no mercado de java (pelo menos ate ter a primeira experiencia aqui no canada).
    no mais, eh isso. acompanhe os sites de emprego para entender o que o mercado espera de um programador e va se moldando de acordo com as oportunidades :)
    OBS: TRAGA CARTAS DE REFERENCIA EM INGLES!
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado pela resposta, eu escrevendo de forma anônima porque não disse ainda no trabalhavo que vou para o canada. boa sorte no seu novo trabalho.

    ResponderExcluir