domingo, 17 de janeiro de 2010

quatro meses em montreal

e ae galerinha?! tudo em cima?

por aqui as coisas estão acontecendo. deixei-os sem novidades por algum tempo mas não tem problema. sigam-me os bons! como eu havia falado as coisas aqui acontecem muito rápido. é uma vida completamente nova, com novos amigos, novo emprego, novo lugar, novos costumes, novos hobbies (como o hockey, por exemplo) e novas atividades. vou tentar resumir o que aconteceu nesses últimos tempos sem posts em poucas (mentira! mas eu preciso estimulá-los a continuar a leitura) linhas.

devo confessar que depois que conseguimos o primeiro emprego as coisas mudam (e muito!). você começa a observar a cidade com uma outra visão. você se sente mais integrado. eu diria até que você passa a conhecer um pouco as pessoas que dividem o ônibus com você (pois geralmente vejo as mesmas pessoas). continuo no mesmo emprego e estou confiante que as coisas vão dar certo por aqui. a empresa é legal. comecei a me integrar mais com a rapaziada de lá e já recebi até um "continue doing a good job and hard working. i heard good things about you." bom sinal heim?! :D

felizmente "parei" o curso de francês intensivo para ter direito a uma vida um pouco mais tradicional. estava num ritmo frenético e muito cansativo. saia cedo e voltava tarde demais. porém, não deixei de me preocupar com a prática do francês. continuo fazendo um curso (lá no trabalho) mas de ritmo mais lento (2h/semana) e semi-particular (divido a sala com dois amigos). portanto, ça va bien.

e como aqui o esporte preferido é hockey, tive que me adaptar ao ambiente. e não é que eu já estou gostando do bregueço?! é massa. vez ou outra me encontro com os amigos a noite para acompanhar as partidas juntos e tomar uma ceva. a secura pelo esporte tem sido tão grande que inclusive jogo NHL no xbox quando não tem partida. as regras não são tão fáceis de entender mas ça marche. o básico eu já conheço. agora me resta tentar entender os milhões de tipos de faltas que acontecem e outras coisinhas mais.

outra coisa legal que estou tentando aprender é a fazer snowboard. já comprei prancha, calça, casaco, toca, capacete e o diabo a quatro. estou todo equipado, porém sou um completo iniciante. daqueles que caem toda hora e que voltam pra casa todo ferrado já pensando em desistir. porém, sou brasileiro e não desisto nunca. taí o inverno todo para que eu aprenda a faze-lo direito e dar show no ano que vem. no primeiro dia fui terrível. depois de machucar a mão tentando não bater nas árvores e cair ladeira abaixo, cheguei até a pegar carona num trenó-taxi e descer a montanha na maca dos acidentados. kkkkkkkkkkkkk mas a segunda vez já me saí melhor. agora eu já consigo ficar mais tempo em pé do que sentado (pra não dizer caído). já consigo descer e virar para um lado e para o outro. vez ou outra rola um tombo feio mas faz parte do aprendizado. o objetivo é conseguir descer a montanha inteira sem fazer feio até o final do inverno. daqui pra lá eu conto como estou me saindo.

outra novidade é que tem gente boa chegando na área. ontem a minha amiguinha de blog rossana chegou nas terras geladas (seja muito bem vinda!). mais uma brasileira que resolveu vir passar frio aqui na geladeira que ultimamente tá mais é pra freezer. essa semana chega um brother meu do brasil pra fazer o landing. alguns meses depois terei o prazer de receber mais amigos (dani e gustavo, lidi e jr). e não para por aí. boas novas vão chegar do nosso brasilzão logo logo pra fazer a minha felicidade ;) começaram os planejamentos para trazer a patroa e a família ja deu entrada na renovação dos passaportes para vir me visitar :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

falando em viagens.. acho que nunca viajei tanto desde que cheguei aqui. já tive a oportunidade de conhecer vários lugares, como, por exemplo, thousand islands (USA), nova york (USA), new jersey (USA), vermont (USA), jay peek (USA), gatineau (canadá), ottawa (canadá), ville de québec (canadá), bromont (canadá), saint-sauveur (canadá), trembant (canadá) e a lista continua. as viagens foram todas shows de bola. algumas únicas e inesquecíveis, outras eu ainda quero voltar pra conhecer mais e passar mais tempo.

sobre o tempo, posso dizer que o frio não é tão ruim assim. nunca pensei que o corpo humano pudesse se adaptar tão fácil. no começo senti muito frio. depois o corpo foi se acostumando, se acostumando, e agora quando faz 0c ou -5c eu já sinto até bom (também não dá pra dizer que tá calor mas é beeeeeem agradável). o inverno aqui de montreal gira em torno dos -15c. as temperaturas a sentir geralmente ficam na faixa dos -20c.. -22c. isso é bem frio. mas o pior é quando faz -30c. caraca! quando venta doi muito o rosto. e é exatamente nesse momento que você começa a não achar a neve mais tão bonitinha. pois é como se a neve arranhasse o seu rosto enquanto caisse. sem contar que você não pode andar rápido porque andar na neve é como andar em areia fofa da praia, cansa pacas. apesar disso, posso dizer que o segredo para passar o inverno bem é comprar as roupas adequadas. comprando um bom casaco, as roupas de baixo certas (segunda pele, lã polar, etc), toquinha e luvas, não tem mistério. vai passar o inverno bem. sofre nos dias de -25 pra cima mas nada que não dê pra aguentar.

outra coisa muito boa que me aconteceu aqui foi me aproximar mais a religião e a espiritualidade. aqui passei a dar mais valor a essas coisas. como estive sozinho, vi o quanto é difícil não ter ninguém ao seu lado pra te fazer suportar os desafios. e vi que por mais difícil que as coisas possam estar você deve se apegar a Deus e acreditar mais nele. aqui conheci o grupo familiar de montreal. um grupo que me recebeu de portas abertas e onde tive a oportunidade de fazer ótimas amizades. nesses quatro meses também comecei a frequentar mais a igreja. a dar mais valor a oração e ao agradecimento a papai do céu por mais um dia de paz e tranquilidade. e por acreditar mais, comecei a buscá-lo mais também :) essa foi uma boa mudança na minha vida. uma mudança que eu quero que continue muito mais presente daqui pra frente.

sobre a cidade.. já vi muita coisa boa e também já vi muita doideira. o que é bom todo mundo já sabe né? a cidade é organizadinha, bonita, cheia de pontos turísticos, limpinha, o sistema de transporte é excelente e por aí vai. o que o povo geralmente não comenta é que tem muito cara doido solto por aí. esses dias eu estava esperando o ônibus pra voltar pra casa e vi um cara (que aparentava estar bêbado e ser mais humilde, sei lá) falando no telefone. o que eu não esperava é que ao final da ligação o cara se revoltasse e começasse a bater o fone no telefone público. tentar arrancar o fone e depois sair chutando todos os muros e latas de lixo que visse pela frente. sem contar que mês passado quase fui atropelado por um motorista doido que cortou um sinal vermelho pela calçada. detalhe: o cara nem se quer se deu ao trabalho de frear. do jeito que vinha na pista, colocou o carro na calçada, atravessou o sinal vermelho e voltou pra pista dele. que vez ou outra quando você está esperando o ônibus passa um cara mó mal encarado (parecendo skin head) perguntando se nós somos quebecois. kkkkkkkk nessa hora eu fiquei sem saber o que dizer. fiquei na dúvida entre minto pra não apanhar ou digo a verdade e espero que ele não me bata? kkkkkkkkk felizmente a verdade veio a tona e o cara saiu estranho da mesma forma como chegou. ufaaaaaaa graças a Deus! outra coisa super bizarra é que a turma depressiva daqui vez ou outra pula nos trilhos do metro pra ser atropelado. sei não, essa cidade tem de tudo. do excelente ao inacreditável. mas não se assuste! se você é normal vai se assustar no começo com essas histórias mas depois vai compreender que isso só acontece vez ou outra. e doido por doido minha gente, no recife também tá cheio e nem por causa disso o povo deixa de viver.

como vocês podem ver, já tive várias aventuras por aqui. já passei por poucas e boas. histórias pra contar tenho de bolo. das tristes às de bolar de rir. uma pena que não deu pra reportá-las aqui. mas tudo bem. é assunto para um encontro num café quando vocês chegarem ;)

por enquanto é isso pessoal. a saudade é muita mas vou administrando como posso.

abraços a todos e até a próxima.

3 comentários:

  1. Ta porra! Primeiro comentário! Coisa de fã ahuahuahua
    Bixo, que aventura heim? Muito legal seu relato.. embolei de rir com a parte do Snowboard kkkkkkkk muito hilário! hauhauha
    Ficamos felizes e motivados em saber que alguém próximo está se saindo bem como você! Também achamos muito massa esse grupo familiar, quando chegarmos ai, vc nos apresenta, certo?
    E sobre nossa negociação? Ainda estamos sem rumo aguardando fechar com vc. Não nos desaponte! hehehehe, mas se não for dar certo, poderia nos dar uma outra dica, algo assim como o seu mesmo? Só temos 2 meses, e acho que é pouco tempo para resolver o tanto de coisas que ainda faltam. E sem ajuda fica mais difícil. No mais, desejamos que tudo continue dando certo pra vc como está e que só tenha boas novidades para postar nesse blog. Esperamos nos encontrar em breve!
    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. apresento sim cara. pode deixar :D tenho certeza que a turma vai te receber muitissimo bem. acredito que terça-feira terei uma resposta pra te dar sobre a minha saída aqui do ap. ainda aguardo o dono do ap chegar pra conversar com ele sobre essa mudança. saber se ele concorda com a minha saída antes, saber se ele concorda com a entrada de vcs, etc. ele chega semana que vem.
    abracos e no que precisar.. pode contar com a turma aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro! Achei seu blog num desses vários blogs sobre o canadá. Estou estudando francês justamente com planos de ir embora pro Québec. Queria poder manter contato com vc pra ir me familiarizando com o Canadá.Já te add como seguidora! Um abraço...

    ResponderExcluir